COI cria comissão para decidir sobre exclusão da Rússia dos Jogos do Rio

0
33
  • Tweeter

Rússia

Jogos Olímpicos do Rio

COI cria comissão para decidir sobre exclusão da Rússia dos Jogos do Rio

Por

RFI

mediaRamil Khabriyev, ex-diretor da Agência Anti-Doping russa (RUSADA), durante coletiva desta terça-feira (19) em Moscou.
REUTERS/Maxim Shemetov

A apenas 17 dias do início dos Jogos Olímpicos do Rio, e no dia seguinte ao relatório McLaren sobre o doping na Rússia, o Comitê Olímpico Internacional decidiu nesta terça-feira (19) estudar todas as opções legais entre uma exclusão coletiva da Rússia e o direito à justiça individual dos atletas.

Em comunicado oficial, o Comitê Olímpico Internacional (COI) especifica que "levará em consideração" a opinião do Tribunal de Lausanne, na Suíça, sobre o recurso movido por 60 atletas russos que diz respeito à suspensão da Federação Russa de Atletismo.

A entidade, que reuniu em caráter de urgência sua comissão executiva nesta terça-feira (19), pediu a todas as federações internacionais (de diferentes modalidades esportivas) que iniciem investigações profundas e, em caso de infração do código mundial antidoping, peçam à federação internacional correspondente que tome medidas contra as federações russas.

As investigações deverão ser coordenadas com o trabalho do especialista independente Richard McLaren, que denunciou em seu relatório um "doping de Estado" russo, com a participação ativa do serviço secreto do país.

No relatório, encomendado pela Agência Mundial Antidoping (Wada), Richard McLaren apontou o ministro russo dos Esportes, Vitaly Mutko, e seu assistente, Iuri Nagornykh, como peças-chave do sistema de doping em 30 esportes e encoberto pelo governo russo, que estaria em prática desde 2011.

O COI também proibiu o ministro russo dos Esportes de comparecer em agosto aos Jogos do Rio, anunciando que "não dará nenhuma credencial aos oficiais do ministério e a toda pessoa citada no relatório McLaren".

A comissão executiva da entidade, que se mostrou preocupada com as falhas na luta contra o doping, decretou que "não organizará nem dará aval a qualquer encontro ou evento esportivo na Rússia".

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome