Cientistas associam inundações na França com mudanças climáticas

0
30
  • Tweeter

França

Inundações

Mudanças Climáticas

Cientistas associam inundações na França com mudanças climáticas

Por

RFI

mediaO rio Sena transbordou após três dias de fortes chuvas que podem ser associadas às mudanças climáticas.
REUTERS/Philippe Wojazer

As chuvas torrenciais que causaram inundações na França nas últimas semanas tinham a impressão digital inconfundível das mudanças climáticas, de acordo com uma pesquisa francesa que será submetida a uma revista científica na próxima semana.

O aquecimento global quase duplicou, nos últimos 50 anos, a probabilidade de ocorrência de chuvas fortes como as que fizeram transbordar, durante três dias, as margens dos rios Sena e Loire, segundo os pesquisadores. A probabilidade de um evento extremo associado a precipitações aumentou, no mínimo, 40% de acordo com o estudo que deve ser publicado na revista Hydrology and Earth System Sciences.

"Descobrimos que podíamos associar o aquecimento global diretamente com as recentes tempestades na França, que provocaram tantas inundações e destruição", disse em um comunicado Robert Vautard, cientista sênior no Laboratório para o Clima e Ciências Ambientais francês.

As águas do Sena atingiram seu maior nível em três décadas, enquanto as inundações obrigaram parte da população a deixar suas casas às pressa e deixaram dezenas de milhares de pessoas sem energia elétrica nas cidades próximas a Paris.

No sul da Alemanha, as chuvas fortes também causaram inundações que arrastaram casas e carros. Pelo menos 18 pessoas morreram em quatro países europeus. No entanto, ao contrário da França, no caso da Alemanha as evidências não eram fortes o suficiente para estabelecer um vínculo direto entre o aquecimento global e as tempestades devastadoras, de acordo com os cientistas.

Isso não significa, porém, que as mudanças climáticas não tenham desempenhado um papel importante nas chuvas na Alemanha, apenas que as observações não se alinharam tão bem com os modelos para fornecer conclusões sólidas.

Os cientistas têm lutado há anos para ligar os pontos entre as mudanças climáticas – que são medidas com mais precisão ao longo dos séculos – e eventos climáticos extremos individuais, como tempestades ou secas.

(Com informações da AFP)

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome