Cidade que hospeda Portugal na Eurocopa vive clima de euforia

0
70
  • Tweeter

França

Eurocopa

Portugal

Cristiano Ronaldo

Cidade que hospeda Portugal na Eurocopa vive clima de euforia

mediaTreino da seleção portuguesa no Centro Nacional de Rúgbi, em Marcoussis.
REUTERS/Stephane Mahe

A comunidade portuguesa na França está extasiada com a vitória de 2 a 0 de Portugal contra o País de Gales pela semifinal da Eurocopa na noite de quarta-feira (06). A cidade de Marcoussis, que hospeda a equipe de Cristiano Ronaldo, está fazendo um enorme sucesso e, segundo moradores da região, finalmente colocou o vilarejo da região parisiense no mapa.

Para Viviane Fuentes, brasileira e moradora de Marcoussis, distante 30 km de Paris, a cidade, normalmente pacata, está vivendo um momento de efervescência. Com uma comunidade de portugueses enorme, maior do que a de imigrantes africanos e árabes, a seleção de Portugal escolheu o lugar certo para se instalar durante a Eurocopa de 2016. “Com bandeiras portuguesas por todos os lados é difícil de imaginar que ainda estejamos na França”, diz Fuentes.

A fama de Cristiano Ronaldo é tanta entre os moradores que até o corte de cabelo do jogador virou moda por ali. “Um cabeleireiro, que fica na praça central, colocou uma foto de Cristiano Ronaldo na vitrine e dizia ser o corte do momento. Agora nós vemos várias crianças andando pelas ruas com o mesmo cabelo do jogador”, disse Fuentes.

Paparazzis sobem em telhado em busca do clique perfeito

O sucesso da seleção, mas principalmente de Cristiano Ronaldo, levou vários paparazzis a arriscarem a própria vida pela foto perfeita. Viviane Fuentes conta que os fotógrafos chegaram a subir no telhado de uma loja de carros, que fica ao lado do centro de treinamento, em busca de um clique do treino dos portugueses. As autoridades locais tiveram que colocar mais alguns metros de lona para garantir a privacidade e o sigilo dos treinos.

O segredo da preparação do time português é tanta que poucas pessoas são autorizadas a entrar no centro de treinamento, que normalmente é o local de preparação da equipe de rúgbi francesa. Mas as escolas da região tiveram acesso a algumas sessões de treino da seleção, e as crianças foram privilegiadas. Fuentes conta que aos finais de semana mais de 70 pessoas ficam em frente ao centro tentando um contato ou uma foto com os jogadores.

Centro nacional de Rúgbi em Marcoussis, local escolhido pela seleção portuguesa para treinar durante a Eurocopa.
EUTERS/Darren Staples

Cristiano Ronaldo quer realizar sonho
Cristiano Ronaldo, escolhido como o melhor jogador da partida, se diz orgulhoso da seleção de Portugal. “Sempre sonhei em ganhar algo pela seleção, espero que seja dessa vez. Temos sentido um apoio espetacular sempre, ninguém pensava que Portugal poderia chegar aqui, isso me deixa orgulhoso. Agora precisamos nos preparar bem para domingo para que esse sonho possa se realizar”, diz o jogador que igualou o recorde do francês Michel Platini ao marcar seu nono gol na competição.

Após a partida dessa quarta-feira, o treinador do time do País de Gales, Chris Coleman, disse que torceria por Portugal na final da Eurocopa, reconhecendo o mérito dos portugueses no jogo. “Fizemos tudo para ganhar, mas era a nossa vez de perder. Não é uma boa sensação, mas temos de dar os parabéns a Portugal. Espero que possam ganhar, pois já estiveram várias vezes nas semifinais. Para nós foi a primeira vez e estou orgulhoso”, afirmou.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome