Chefe de estação admite erro em colisão de trens na Itália

0
81
  • Tweeter

Itália

Acidente

Trem

Chefe de estação admite erro em colisão de trens na Itália

Por

RFI

mediaServiços de socorro trabalham no local da colisão dos dois trens, na região de Apúlia, no sul da Itália.
Reuters

O chefe de uma das duas estações entre as quais ocorreu o acidente ferroviário que deixou 27 mortos no sul da Itália, na terça-feira (12), reconheceu que permitiu a partida do trem que provocou a colisão. A informação foi divulgada pela imprensa italiana nesta quinta-feira (14).

"Fui eu quem deixou esse trem sair, fui eu quem deu autorização (…) havia confusão, os trens estavam atrasados", declarou o chefe da estação de Andria, Vito Piccarreta, ao jornal italiano La Stampa.

Ao diário Corriere della Sera, Picarreta declarou que a culpa do acidente não era apenas sua. "Todos me crucificam, mas eu também sou vítima", lamentou.

Trens bateram de frente

Na terça-feira, dois trens que estavam na mesma linha férrea entre as localidades de Corato e Andria, na região de Apúlia, no sul da Itália, colidiram frontalmente. Como o trecho é de via única, os chefes das duas estações precisam entrar em acordo por telefone para deixar um trem passar de cada vez.

Segundo uma reconstituição de La Stampa, três trens – um a mais que o normal – deveriam passar por esse trecho. Depois que o segundo trem passou, Picarreta cometeu o erro de deixar o terceiro trem passar, o que provocou a colisão.

Investigações sobre a tragédia continuam

A Justiça e a polícia italianas trabalham na reconstituição do acidente para identificar os responsáveis pela tragédia. Eles questionam também a ausência de uma segunda via férrea, já que a União Europeia havia se comprometido a financiar a construção.

O chefe da estação de Corato, Alessio Porcelli, também está na mira da justiça italiana, já que deveria ter percebido que um trem se aproximava na direção oposta à do que acabava de sair de sua estação. Uma terceira pessoa está sendo interrogada, mas as autoridades não revelaram sua identidade.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome