Brexit faz aumentar em 7% número de franceses que querem deixar a UE

0
29
  • Tweeter

Brexit

Brexit faz aumentar em 7% número de franceses que querem deixar a UE

Por

RFI

mediaJovens com a bandeira da União Europeia no festival de Glastonbury, na Inglaterra.
REUTERS/Stoyan Nenov

Uma pesquisa realizada durante a votação britânica aponta que 35% dos franceses gostariam de imitar os vizinhos e dizer adeus à União Europeia. Embora a maioria ainda prefira ficar no bloco, o crescimento das opiniões por uma retirada francesa impressiona.

A pesquisa foi publicada pela revista Paris Match e pelo canal iTELE, realizada pelo instituto Odoxa e divulgada hoje. O resultado mostra que a convicção dos franceses se mantém firme, mas nem tanto. 64% se diz favorável a continuar na União Europeia, mas essa proporção vem diminuindo.

O número de apoiadores de um “Frexit” – expressão que vem sendo usada pela mídia francesa para indicar o equivalente local ao Brexit – cresceu sete pontos em apenas dois meses, segundo o Odoxa.

Os números, somados ao resultado do plebiscito britânico, deram novo fôlego para a Frente Nacional pedir uma votação na França. “Eles convenceram seus simpatizantes de que a saída seria uma boa solução”, diz Céline Bracq, diretora-geral do instituto de pesquisa. Segundo ela, 77% dos apoiadores do partido de extrema-direita querem a saída.

Direita e esquerda contra a ruptura

Em outros grupos políticos, a opção não se repete. A preferência por se manter na União Europeia atinge 61% dos que se dizem sem partido, 75% dos que se dizem de direita mas distantes da Frente Nacional, e 76% entre os identificados com a esquerda.

A pesquisa, realizada em uma amostragem de 1.011 franceses maiores de 18 anos, ainda aponta que apenas 31% veem na construção europeia uma fonte de esperança”, 35% a consideram uma fonte de apreensão e 31% não veem nem uma, nem outra coisa.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome