Batalha parece perdida para Dilma, diz imprensa europeia

0
42
  • Tweeter

Dilma Rousseff

Impeachment

Imprensa

Imprensa Francesa

Batalha parece perdida para Dilma, diz imprensa europeia

Por

RFI

mediaA presidente afastada Dilma Rousseff apresenta sua defesa no julgamento do impeachment no Senado Federal.
REUTERS/Ueslei Marcelino

Rádios, canais de televisão e jornais europeus acompanham com correspondentes em Brasília o quarto dia do julgamento do impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, no Senado Federal. A imprensa do continente destaca que o futuro da chefe de Estado já está traçado e lembra que o escândalo da Petrobras pode pesar mais para o afastamento do que os supostos crimes fiscais pelos quais ela está sendo julgada.

A rádio France Info entrevistou na manhã desta segunda-feira (29) Armelle Enders, especialista em história política do Brasil. Ela disse que o julgamento de Dilma no Senado é “uma farsa, um assalto ao poder". A especialista explica que o presidente interino, Michel Temer, deve ficar no lugar de Dilma no Planalto. Porém, 65% dos brasileiros não confiam no peemedebista, ressalta a historiadora.

"Ele foi copiosamente vaiado no Maracanã, na abertura dos Jogos Olímpicos, e como foi eleito na chapa de Dilma, esteve associado às decisões do governo nos últimos seis anos, o que configura a corresponsabilidade na situação atual", opina a historiadora em entrevista à rádio francesa. Armelle Enders destaca ainda que "60% dos senadores que vão condenar Dilma são alvo de processos judiciais, o que não é o caso da presidente afastada".

A reportagem segue a mesma linha do editorial publicado pelo jornal Le Monde na edição que chegou às bancas na sexta-feira (26). No texto, intitulado "A triste ironia da queda de Dilma Rousseff", o vespertino ironiza ao afirmar que o impeachment da chefe de Estado "não entrará para a história como o episódio mais glorioso da jovem democracia brasileira". Le Monde explica o processo de impeachment, lembra que muitos dos que julgam Dilma também são acusados de corrupção e sentencia: "Se não se trata de um golpe de Estado, foi, pelo menos, uma enganação."

Também em editorial, o jornal católico La Croix afirma que "a batalha parece perdida para Dilma, acusada de maquiar as contas do governo e de assinar decretos de despesas que não estavam previstas, sem a devida autorização do Congresso".

"Se por um lado Dilma pede a seus apoiadores para manter a esperança, por outro lado ela parece bem isolada", escreve La Croix. "Incluindo em seu próprio campo, já que a direção do Partido dos Trabalhadores (PT) rejeitou a proposta que ela fez de organizar um plebiscito sobre eleições antecipadas, caso ela não seja destituída", ressalta do diário. Baseado em informações de especialistas, o jornal afirma que a defesa da presidente afastada no Senado "será mais um discurso à nação para defender sua imagem" do que uma argumentação dirigida aos parlamentares.

"Má comunicadora"

O jornal britânico The Guardian, em sua edição de domingo (28), diz que Dilma chegou a ter aprovação de 92% da população, mas que, sendo uma má comunicadora em uma situação de declínio econômico, acabou se tornando profundamente impopular, com índices de aprovação ao redor de 10%.

O jornal também lembra que muitos dos aliados de Dilma, incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estão implicados no caso de corrupção da Petrobras. “Enquanto ex-ministra da Energia e líder de seu partido, dizem os críticos, Rousseff deveria saber o que estava acontecendo”, afirma o Guardian, lembrando que mesmo assim “ela não foi acusada” pelo caso.

O jornal português Público desta segunda-feira diz que o “último combate da ‘guerreira’ Dilma é pela sua biografia política”. Para a publicação, a presidente subestimou o escândalo de corrupção na Petrobras: “Talvez Dilma pensasse que conseguiria governar ignorando o terremoto político provocado pelas investigações da Lava Jato, que acabariam por não deixar pedra sobre pedra no sistema político brasileiro.”

O diário português também lembra que Dilma foi “até presidente do Conselho de Administração da petrolífera estatal”, mas que “escapava a todas as referências de luvas e “propinas”.

Já o espanhol El País estranha a falta de movimentos contra e pró-impeachment nas ruas e diz que isso seria sintoma de que a partida já está definida. “Os jornais também já preferem discutir as medidas que tomará Michel Temer”, diz El País.

Para o diário espanhol, a presença de Dilma para responder a perguntas dos senadores será “estranha e incomum, já que Rousseff se caracterizou, durante seu mandato, por ser uma pessoa fechada, pouco dada a conversar com senadores e deputados”.

A conclusão do El País é de que, nesta reta final do julgamento, “os argumentos já não importam e esta decisão é mais política do que jurídica”.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome