Basílica da Natividade em Belém passa por maior reforma em mil anos

0
101

Basílica da Natividade em Belém passa por maior reforma em mil anos

Por

RFI

mediaBasílica da Natividade em Belém, na Cisjordânia.
Richard Furst/RFI Brasil

1600 Natais. Esta é a quantidade de festas natalinas feitas em toda a história dentro da Basílica da Natividade, na cidade palestina de Belém.

A igreja não é só importante por ser um templo antigo e único no mundo, mas também por guardar a gruta onde a tradição e trabalhos arqueológicos apontam como o local do nascimento de Cristo.

A ajuda financeira para arcar com os €6 milhões necessários para as obras veio da própria Autoridade Palestina e de outros países europeus.

Os trabalhos de restauração na igreja revelam novos segredos que faz com que a Basílica tenha outros elementos para valorizar o lugar. Pinturas antigas estavam cobertas nas colunas no meio da igreja e algo inédito veio à tona: santos da igreja ortodoxa e católica estão lado a lado, sem divisões. Mosaicos de sete anjos feitos de ouro, madrepérola e vidro foram resgatados recentemente, além de imagens bíblicas. A fuligem das velas acesas e o pó da região contribuíram para sujar as imagens, que foram também parcialmente destruídas pelas infiltrações.

Trabalho mais longo do que o esperado

O palestino Ziak Al-Bandak, presidente da comissão de restauro, explica que os trabalhos estão levando bem mais tempo do que o esperado, com planos de conclusão em 2019. Mesmo assim a igreja permanece aberta para peregrinos e turistas.

“Problemas técnicos surgiram no meio do caminho, e temos que executar as obras com uma linha de trabalho internacional, isso leva ainda mais tempo para alcançarmos bons resultados. Estamos fazendo muito mais do que esperávamos antes”, acrescentou Zand Al-bandak.

Aproveitando a restauração, a igreja recebeu suportes antiterremotos, porque a Palestina espera por tremores em breve, já que a região registra abalos a cada 80 ou 90 anos. Outra novidade são os filtros ultravioletas colocados nos vidros das janelas para a proteção do templo.

Com tanto trabalho de restauração, os próximos Natais em Belém prometem ser ainda mais fascinantes.

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome