Atentado terrorista deixa dezenas de mortos em aeroporto de Istambul

0
67
  • Tweeter

Aeroporto

Atentado

Turquia

Istambul

Atentado terrorista deixa dezenas de mortos em aeroporto de Istambul

Por

RFI

mediaEquipes de socorro prestam atendimento às vítimas do atentado terrorista no aeroporto Atatürk, em Istambul, na noite desta terça-feira (28).
REUTERS/Osman Orsal

O aeroporto Atatürk, em Istambul, foi alvo de um atentado terrorista na noite desta terça-feira (28). De acordo com as autoridades turcas, ao menos 28 pessoas morreram e cerca de 60 ficaram feridas.

O governo confirmou o caráter terrorista do ataque neste que é o maior aeroporto da Turquia. De acordo com o ministro turco da Justiça, Bekir Bozdag, agressores dispararam contra passageiros.

Três kamikazes teriam perpetrado o ataque antes de chegar ao controle de segurança do local. Policiais ainda teriam conseguido atirar contra os terroristas antes das detonações.

Segundo testemunhos, o atentado aconteceu no terminal de voos internacionais do aeroporto por volta das 22h local (16h em Brasília), provocando pânico entre os passageiros. "Foi muito forte. As pessoas se desesperaram e começaram a correr em todas as direções", disse um passageiro à CNN.

Fotos divulgadas nas redes sociais mostram danos materiais significativos dentro do terminal e passageiros deitados no chão.

As autoridades informaram que as primeiras vítimas foram transportadas em táxis aos hospitais de Istambul. A polícia cercou o aeroporto, dezenas de ambulâncias foram enviadas ao local e equipes de socorro trabalhavam até o início da madrugada desta quarta-feira (29).

Todos os voos foram cancelados

Todos os voos do aeroporto Atatürk foram cancelados, anunciaram as autoridades. O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, indicou a criação de uma célula de crise para gerenciar o incidente.

O Atatürk é um dos aeroportos mais frequentados do mundo. Em 2015, 40 milhões de passageiros passaram pelo local, que também é conhecido por sua alta segurança.

Atentado terrorista

Até o final da noite desta terça-feira, o atentado não havia sido reivindicado. Mas, em entrevista à CNN, o especialista em Segurança e Terrorismo Abdullah Agar privilegiou a tese de um ataque perpetrado pelo grupo Estado Islâmico". "Isso parece muito com os métodos deles", afirmou, referindo-se aos atentados contra o aeroporto e metrô de Bruxelas em março deste ano.

Desde 2015, a Turquia foi atingida por uma série de violentos atentados, atribuídos a rebeldes curdos e ao grupo Estado Islâmico. O último deles aconteceu no centro histórico de Istambul, no dia 7 de junho. A explosão de um carro-bomba durante a passagem de um ônibus transportando policiais da tropa de choque causou a morte de pelo menos 11 pessoas, sendo sete policiais e quatro civis.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome