Ataque de caminhão contra multidão em Nice deixa pelo menos 80 mortos

0
69
  • Tweeter

França

Terrorismo

Nice

Ataque de caminhão contra multidão em Nice deixa pelo menos 80 mortos

Por

RFI

mediaO caminhão invadiu a avenida beira-mar de Nice e atropelou dezenas de pessoas.
twitter @Nice_Matin

O ataque, ainda não reivindicado, aconteceu por volta das 22h30, pelo horário local, 17h30 pelo horário de Brasília, no momento em que uma multidão acompanhava a tradicional queima de fogos de artifício de 14 de julho, Dia da Tomada da Bastilha, principal feriado nacional na França. O governo francês ainda não confirma, mas autoridades locais da região de Nice, no sul da França, fazem referência a um atentado.

Imagens captadas e divulgadas por testemunhas mostram um caminhão invadindo a pista e sendo lançado contra a multidão que se encontrava em um dos locais mais frequentados da avenida beira-mar Promenade des Anglais, a mais famosa de Nice, que é uma das cidades mais turísticas e visitadas do sul da França.

Os participantes reunidos para a tradicional festa popular registraram cenas de vários corpos estendidos no chão com muito sangue, revelando a violência do ataque.

Os primeiros balanços divulgados indicavam 30 mortos, mas o número evoluiu rapidamente para pelo menos 80 vítimas fatais, segundo diferentes fontes. O ataque teria deixado centenas de feridos.

Moradores e turistas que testemunharam o ataque relataram momentos de pânico e muita correria quando o caminhão atingiu a multidão. Muitos fizeram referência imediata a um atentado e disseram ter ouvido tiros, mas sem saber de onde partiam os disparos.

Em um primeiro momento o governo adotou cautela para falar em ataque terrorista, mas especialistas indicam que este modo de operação segue instruções e orientações de organizações jihadistas.

Os policiais e os serviços de socorro perto do caminhão lançado contra uma multidão em Nice, em 14 de julho de 2016.
AFP/Valéry Hache

Ato premeditado?
Autoridades francesas disseram que uma investigação vai determinar se o motorista do caminhão, abatido pelos policiais, agiu sozinho. Segundo o ministério francês do Interior, dentro do caminhão foram encontradas várias armas além de fuzis e granadas, o que indica que o ato possa ter sido premeditado.

O ministério confirmou durante a noite que nenhum sequestro estava em curso, como chegou a ser divulgado.

Foram registradas também cenas de muita correria e do pânico que tomou conta de quem estava na local. Todo o perímetro da avenida beira-mar foi bloqueado e a orientação das autoridades de segurança é para que os moradores não saiam de suas casas.

O presidente francês François Hollande estava na cidade de Avignon no interior do país e voltou imediatamente a Paris para participar de uma reunião de emergência com a cúpula do governo.

Pela manhã, em entrevista para a imprensa francesa, o presidente socialista havia anunciado que o estado de emergência no país, decretado depois dos atentados de novembro de Paris, não seria renovado depois do dia 26 de julho.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome