Analistas internacionais examinam influência de Olimpíada no impeachment

0
47
  • Tweeter

Dilma Rousseff

Brasil

Impeachment

Jogos Olímpicos

Olímpiadas

Política

Michel Temer

José Serra

Analistas internacionais examinam influência de Olimpíada no impeachment

Por

Lúcia Müzell

mediaAprovação definitiva do processo de impeachment no Senado foi no dia 10 de agosto. Votação final ocorre a partir do dia 25 de agosto.
REUTERS/Adriano Machado

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro encantam os brasileiros neste mês de agosto e, enquanto isso, o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff avança no Senado. Mas, por mais que as atenções estejam voltadas para as competições, a realização das Olimpíadas exatamente no mesmo período em que o país define a saída da petista do poder não influencia no contexto político, na opinião de analistas internacionais ouvidos pela RFI.

“A maioria dos senadores já está com o voto definido e está num esforço para finalizar a queda da presidente. A repercussão internacional sobre a política durante os Jogos está bem pequena, o que ajuda a não impactar no impeachment”, avalia o cientista político Frédéric Louault, especialista em política brasileira da Universidade Livre de Bruxelas e pesquisador da Sciences Po, de Paris.

Com as competições dominando a imprensa e o país interessado em ver o desempenho do Rio de Janeiro para sediar os Jogos, menos brasileiros estão acompanhando a fase final da destituição da presidente, ao contrário da primeira fase do processo. Esse contexto contribui para consolidar a ideia de que a saída de Dilma está praticamente consumada, na visão de Anthony Pereira, diretor do Instituto Brasil do King's College de Londres.

“Os Jogos dispersam a atenção e distraem o país, o que cria um clima de inevitabilidade do processo de impeachment”, percebe Pereira, ressaltando que a própria campanha em defesa da petista está enfraquecida e dividida. O PT não apoiou a ideia de realização de um plebiscito sobre a realização de novas eleições, uma das peças-chave da carta aos brasileiros que a presidente afastada apresentará na semana que vem. “Essas divisões internas atrapalham uma defesa mais robusta de Dilma”, frisa o cientista político britânico.

Pessimismo generalizado

Louault lembra que muitos brasileiros contrários ao impeachment têm aproveitado o momento para protestar. No entanto, “essas manifestações não tiveram força suficiente para desestabilizar o processo em andamento”. “O pessimismo é geral, até dentro do PT”, nota o pesquisador francês.

Muitos brasileiros aproveitam os Jogos para protestar contra Michel Temer, mas manifestações não tem peso necessário para bloquear impeachment.
REUTERS/Bruno Kelly

Já o suíço Rolf Rauschenbach, especialista em processos democráticos, considera que a Olimpíada favorece “um pouco” àqueles que desejam a saída definitiva da presidente, mas não acha que a ocorrência dos Jogos no mesmo período terá peso no resultado final da votação. Para ele, nem o PT, nem a oposição conseguirão tirar proveito da realização dos Jogos no país – um cenário impensável dois anos atrás. “Enquanto os Jogos Olímpicos correm bem, não têm influencia nenhuma – nem Lula, nem Dilma, nem Temer são criticados nem elogiados pela realização da Olimpíada no Rio de Janeiro”, frisa o pesquisador do Centro Latino-americano da Universidade de Saint-Gallen.

Retorno das notícias positivas

Outro fator que fortalece a noção de que o impeachment é apenas uma questão de tempo é a inversão da agenda negativa que dominava a imprensa antes do afastamento da petista. Desde que Michel Temer assumiu a presidência, as notícias positivas voltaram às manchetes.

Pereira ressalta que, em inglês, há uma expressão que define bem esse contexto: establishment stitch up. “É um cenário montado com grupos de interesse poderosos, dando uma sensação de que os fins justificavam os meios. No Brasil, tirar a presidente era o objetivo mais importante”, destaca o britânico. “Tenho a impressão de que todos os atores importantes começaram com este fim e inventaram uma maneira de chegar lá. Essa improvisação não deixa de ser fascinante: o talento dos políticos brasileiros em conseguir, de uma maneira improvisada, chegar ao fim desejado”, ironiza o diretor do King's College.

Os analistas frisam que essa lua de mel com o governo Temer tem, porém, data para acabar. “O fundo do poço pode até ter sido alcançado, mas o Brasil ainda não começou a sair dele. Muitas reformas e promessas de Temer não foram concretizadas, como o ajuste fiscal”, afirma Rauschenbach. “Não houve avanços substanciais em nenhuma área, e ele logo vai ser cobrado por causa disso.”

Denúncias contra Serra e Temer esvaziadas

Ainda em meio à Olimpíada, vazamentos da Operação Lava Jato indicam que o chanceler interino, José Serra, recebeu R$ 23 milhões de caixa 2 da Odebrecht para a sua campanha à presidência em 2010. A denúncia, publicada na Folha de S. Paulo de 7 de agosto, no auge da euforia pelo início dos Jogos, teve fraca repercussão. Da mesma forma, a notícia de que o presidente interino Michel Temer pediu "apoio financeiro" para o PMDB à empreiteira, num total de R$ 10 milhões em 2014, não teve maiores impactos.

“A divulgação dessas informações durante os Jogos pode ser uma estratégia para reduzir o efeito que as mesmas notícias teriam em setembro, depois das competições e logo antes das eleições municipais. O impacto também seria diferente se tivessem sido publicadas às vésperas da votação final do impeachment”, indica Louault.

Pereira, por sua vez, avalia que os Jogos reduzem a atenção do público para esse tipo de notícia mas, principalmente, “há pouco apetite para tirar outro presidente” do poder. “A repetição do processo que retirou Dilma seria demais e enfraqueceria ainda mais as instituições. Por isso, agora Temer está, de certa forma, blindado”, diz o cientista político de Londres.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome