Alemanha e Polônia garantem vaga nas oitavas de final da Eurocopa

0
38
  • Tweeter

Euro 2016

Futebol

Alemanha e Polônia garantem vaga nas oitavas de final da Eurocopa

Por

RFI

mediaO jogador alemão Manuel Neuer no final da partida contra a Irlanda do Norte, que classificou a equipe alemã para as oitavas de final da Eurocopa.
REUTERS/Darren Staples Livepic

A seleção de futebol da Alemanha, atual campeã mundial, e a Polônia venceram os jogos desta terça-feira (21), na França, e garantiram suas vagas nas oitavas de final da Eurocopa.

No grupo C, os dois times venceram respetivamente a Irlanda do Norte e a Ucrânia. Ambas as partidas terminaram em 1×0. Por efeito dominó, esses resultados acabaram por classificar matematicamente três outras equipes, antes mesmo que elas tenham disputado suas partidas: Croácia, que enfrenta ainda nesta terça-feira a Espanha (já classificada), a Eslováquia e a Hungria (que enfrentará Portugal na quarta-feira).

Os alemães, que como esperado dominaram completamente a modesta seleção norte-irlandesa, com quase 75% da posse de bola na partida, só conseguiram balançar as redes uma única vez com Mario Gomes, aos 29 minutos de jogo. No restante da partida, a 'Mannschaft' esbarrou na grande atuação do goleiro McGovern, que fechou o gol da Irlanda do Norte, e na falta de pontaria, acertando a trave em duas finalizações de Thomas Muller.

"Faltaram mais gols. Eu poderia até estar entre os artilheiros da competição se tivesse marcado todas as chances que tive. Jogamos melhor hoje, mas não estamos 100% satisfeitos. É um passo para frente", analisou Muller.

Já a Polônia, que precisava ganhar por dois gols a mais que a Alemanha para avançar como primeira colocada, teve que se contentar com o gol de Jakub Blaszczykowski aos nove minutos do segundo tempo e a segunda vaga da chave.

Os últimos jogos para concluir esta primeira fase da competição acontecem amanhã. Pelo grupo F, a Islândia enfrentará a Áustria e a Hungria jogará contra Portugal. No grupo E, a Itália jogará contra a República da Irlanda e a Suécia enfrentará a Bélgica.

Novo sistema de classificação

Essas classificações matemáticas são resultado do complexo sistema instaurado nesta edição da Euro, que pela primeira vez na história tem 24 equipes. Todos os times classificados em primeiro e segundo lugares nos seis grupos existentes estão automaticamente nas oitavas de final, assim como as quatro equipes melhores classificadas em terceira colocação.

Por enquanto, só um dos jogos da próxima fase é conhecido: Suíça e Polônia, que jogam no sábado (25), em Saint Étienne. Os demais jogos ainda dependem das últimas partidas que serão disputadas até amanhã.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome