Vozes das populações indígenas devem ser ouvidas na COP 21, diz Pnud

0
42

19/11/2015

Vozes das populações indígenas devem ser ouvidas na COP 21, diz Pnud

Ouvir /

Para Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, comunidades nativas tem sido excluídas dos planos nacionais para a Conferência da ONU sobre Mudança Climática.

Mais de 80% de todas as terras utilizadas ou ocupadas por povos indígenas não têm proteção legal. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

As populações indígenas possuem, ocupam ou gerenciam até 65% das terras do planeta, mas têm sido amplamente excluídas dos planos nacionais para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP 21, em Paris.

A conclusão é do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud.

Prioridades

Junto com o Fórum Internacional dos Povos Indígenas sobre Mudança Climática, o Pnud está reunindo líderes das comunidades nativas e autoridades de governos, muitas vezes pela primeira vez.

O objetivo é garantir que as prioridades dos indígenas estejam contidas nas propostas nacionais para a COP 21.

Iniciativa Pioneira

Segundo o Pnud, esta "iniciativa pioneira", em curso em 21 países em todo o mundo, busca garantir que um acordo climático universal em Paris reconheça terras indígenas e direitos a recursos naturais e o "papel crucial" das comunidades nativas na mitigação à mudança climática.

Mais de 80% de todas as terras utilizadas ou ocupadas por povos indígenas não têm proteção legal e são altamente vulneráveis a serem tomadas por empresas privadas, indivíduos e os próprios governos para atividades como exploração de madeira, mineiração e petróleo e gás, agricultura, construção de barragens e estradas e turismo.

Direitos Humanos

Para a relatora especial da ONU sobre o direito dos povos indígenas , Victoria Tauli-Corpuz, o mesmo desenvolvimento que "alimenta a mudança climática, continua a privar as comunidades nativas de seus direitos humanos".

Ela destacou a necessidade de proteger este direito e o conhecimento tradicional que tem mantido saudáveis os ecossistemas.

Leia Mais:

Brasil: Relatora da ONU preocupada com expulsão dos Guarani Kaiowá

Às vésperas de conferência na ONU, relatora pede mais voz para indígenas | Rádio das Nações Unidas

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome