Unicef planeja assistência a 2,6 milhões de crianças sírias durante o inverno

0
41

07/12/2015

Unicef planeja assistência a 2,6 milhões de crianças sírias durante o inverno

Ouvir /

Agência da ONU prevê que temperaturas entre dezembro e janeiro possam chegar aos 13°C negativos; menores refugiados ou desalojados têm mais risco de sofrer infecção respiratória.

Refugiados que tentam chegar à Europa. Foto: ONU/Mark Garten

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, está prevendo um inverno rigoroso na Síria e em países vizinhos. Segundo a agência da ONU, 8 milhões de crianças sírias estão vivendo no país afetado pela guerra ou fugiram para nações como Jordânia, Líbano e Turquia.

O Unicef destaca que as previsões do tempo indicam que este inverno será pior do que o do ano passado. As temperaturas em áreas montanhosas próximas à Síria podem chegar a 13°C negativos em dezembro e janeiro.

Infecções

Tempestades e nevascas podem piorar a vida das famílias que estão lutando para sobreviver em condições normais. Os meses de frio são mais pesados para as crianças, segundo o Unicef.

Os menores correm mais risco de sofrer infecções respiratórias. A agência da ONU afirma que o problema piora quando as famílias decidem queimar plástico ou outros materiais tóxicos para se proteger do frio.

Ajuda

Para este inverno, o Unicef anunciou um pacote de assistência adicional para ajudar 2,6 milhões de crianças sírias. Serão distribuídos cobertores, roupas, aquecimentos para escolas e também ajuda em dinheiro.

Nesta segunda-feira, o Unicef também lançou seu apelo humanitário para a Síria: a agência vai precisar de US$ 1,1 bilhão em 2016.

Três milhões de crianças estão desalojadas na Síria. Já os países vizinhos Turquia, Líbano, Jordânia, Iraque e Egito receberam mais de 2,2 milhões de menores, que agora vivem como refugiados.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome