Unicef celebra sucesso na parceria com Moçambique em 2015

0
44

23/12/2015

Unicef celebra sucesso na parceria com Moçambique em 2015

Ouvir /

O representante da agência destaca quadro legislativo vigente contra o casamento prematuro; em entrevista com a Rádio ONU, Marcoluigi Corsi realça fortalecimento do direito e das oportunidades para as crianças.

Crianças moçambicanas. Foto: Unicef Moçambique

Ouri Pota, da Rádio ONU em Maputo.

Em Moçambique, o representante do Fundo das Nações Unidas para Infância, Unicef, disse que 2016 será um período de continuidade de vitórias alcançadas este ano.

Em entrevista a Rádio ONU em Maputo, Marcoluigi Corsi, aponta como um dos marcos de 2015 a iniciativa do governo moçambicano para combater o casamento prematuro. O processo teve apoio da agência da ONU.

Casamento

"Iniciamos iniciativas importantes que resultaram em um marco legislativo que permite criar um ambiente onde o direito e oportunidade para crianças sejam fortalecidos. Temos quadro legislativo forte com uma estratégia nacional contra o casamento prematuro que acaba de ser apoiada pelo governo e que nos permite de dar continuidade este trabalho a nível nacional a partir de 2016".

Marcolougi Corsi aponta a colaboração da sociedade civil para o sucesso dos programas do Unicef e parceiros. O representante citou o exemplo das cheias do princípio do ano e da epidemia de cólera que afetaram o país em 2015.

Mobilização

"A mobilização das comunidades e também das autoridades foi muito importante para impedir que a cólera continuasse a expandir pelo país. Continuamos com uma trajetória muito importante no setor da saúde onde vemos que a mortalidade infantil a baixar; a nível da educação meninos e meninas já podem ir a escola; a nível da proteção estamos a fazer projetos muito relevantes".

Dentre várias intervenções, o Unicef em Moçambique contribuiu para o debate sobre o investimento em crianças através da produção de Informes Orçamentais dos Setores Sociais, concebidos de forma mais simplificada.

O tipo de resumos analisa a evolução do orçamento da Saúde, Educação e Proteção Social. O último é feito em colaboração com a Organização Internacional do Trabalho, OIT.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome