Unesco condena destruição em Bosra, na Síria

0
33

24/12/2015

Unesco condena destruição em Bosra, na Síria

Ouvir /

Diretora-geral da agência da ONU afirmou que destruição de parte histórica da cidade representa uma escalada da guerra na região; Irina Bokova disse que proteção de locais culturais é importante para a paz na Síria.

Diretora-geral da Unesco, Irina Bokova. Foto: ONU/Mark Garten

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, condenou a destruição de parte da cidade histórica de Bosra, na Síria, considerada Patrimônio Mundial.

A diretora-geral da agência da ONU, Irina Bokova, afirmou que os danos foram causados por combates ocorridos nesta terça-feira e confirmados pela diretoria dos Museus e Antiguidades Sírias.

Teatro Romano

Segundo Bokova, existe o temor de mais destruição na área que abriga o pátio ocidental adjacente ao Teatro Romano, construído no século 2 e partes da cidadela de Ayyubid, construída ao redor do local.

A chefe da Unesco disse que "a destruição em Bosra representa uma escalada na guerra que deve chegar ao fim de uma vez para permitir que os lados envolvidos consolidem o acordo para preservar a insubstituível herança cultural da cidade".

Ela declarou que "a proteção de regiões culturais é parte da proteção de vidas humanas'. Além disso, Bokova afirmou que ela é essencial para a restauração da paz na Síria".

Diversidade

A chefe da Unesco disse que o Teatro Romano de Bosra representa a rica diversidade e identidade do povo sírio.

Bokova pediu aos profissionais envolvidos no setor cultural que estejam extremamente vigilantes na luta contra o tráfico de artefatos e objetos arqueológicos da região.

Segundo a agência da ONU, a histórica cidade de Bosra é um dos maiores sítios arqueológicos do mundo, contendo ruínas das eras romana, bizantina e muçulmana.

Leia Mais:

Em Paris, chefe da Unesco pede “união contra terrorismo”

Unesco condena assassinato de jornalista brasileiro

Unesco: ciência está no coração do futuro sustentável

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome