Unesco apoia missão arqueológica sobre reconstrução de patrimônio no Nepal

0
44

13/01/2016

Unesco apoia missão arqueológica sobre reconstrução de patrimônio no Nepal

Ouvir /

Agência da ONU ressalta que tremores que atingiram o país no ano passado foram "catástrofes humanas" e também danificaram patrimônio histórico único do país.

Foto: Unesco

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Os terramotos que afetaram o Nepal em 2015 não foram apenas catátrofes humanas de grandes proporções, mas também causaram uma "catástrofe cultural", a danificar o patrimônio histórico único do país.

Ainda segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, os locais históricos e culturais têm papel central na vida de milhares de pessoas.

Turismo

Estes representam uma importante fonte de renda e serão reconstruídos.

A agência da ONU patrocinou uma equipa multidisciplinar que realizou uma missão arqueológica antes da reconstrução voltada para vários monumentos no Patrimônio Mundial do Vale de Katmandu.

Arqueologia

A missão mostrou o papel que a arqueologia pode desempenhar em orientar as ações de reconstrução e reabilitação de patrimônio afetado por terramotos.

Segundo o representante da Unesco no Nepal, Christian Manhart, os "Mapas de Risco Arqueológico" vão, entre outras ações, "guiar a reconstrução e o futuro desenvolvimento destes locais históricos".

Segundo o Ocha, os dois grandes terramotos que atingiram o país em abril e maio de 2015 deixaram mais de 8,8 mil mortos e milhares de feridos. Quase 600 mil casas foram destruídas e outras 285 mil sofreram danos.

Leia Mais:

ONU alerta que impostos e alfândega atrasam entrega de ajuda no Nepal | Rádio das Nações Unidas

ONU: “bloqueio nas importações aumenta preço de comida no Nepal” | Rádio das Nações Unidas

Duras condições de inverno ameaçam vida de 3 milhões de crianças no Nepal | Rádio das Nações Unidas

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome