Unaids: “começo da jornada” para o fim da epidemia de Aids em 2016

0
45

31/12/2015

Unaids: "começo da jornada" para o fim da epidemia de Aids em 2016

Ouvir /

Vice-chefe do programa da ONU reconhece avanços, mas pede maior impulso; fim da epidemia é uma das metas da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, que entra em vigor em 1º de janeiro; combate à doença vai juntar líderes globais na Assembleia Geral em 2016 .

Combate à Aids. Foto: ONU

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O vice-diretor executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, Undais, afirmou que 2016 marca o “começo da jornada para o fim da epidemia”.

Acabar com a epidemia de Aids nos próximos 15 anos é uma das metas da nova Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Em entrevista à Rádio ONU, de Genebra, Luiz Loures falou sobre a entrada em vigor, em 1º de janeiro, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Avanços

“Há um momento de acelerar, 2016 com 16 milhões de pessoas em tratamento e temos que chegar a 30 milhões até 2020. Estamos construindo no progresso, no conhecimento, na ciência e na mobilização mas temos que acelerar e acreditar que podemos chegar ao fim da epidemia.”

Loures também destacou o encontro de Alto Nível na Assembleia Geral que vai reunir líderes globais para abordar o combate ao HIV.

Compromissos Concretos

“Significa basicamente o detalhamento desses compromissos. Nós temos agora que, no mais alto nível dentro da Assembleia Geral, abrir o objetivo em ações e compromissos concretos que vai passar a ter a agenda para se chegar ao fim da epidemia. Desde a mobilização social, a garantia do acesso a todos em qualquer país e região do mundo e também a garantia dos recursos financeiros necessários."

A abordagem prevê, entre outras metas, a redução de novas infecções de HIV em 75% até 2020.

Ainda nos próximos cinco anos o plano pretende que 90% dos que vivem com HIV tenham o diagnóstico, que 90% das pessoas infectadas recebam tratamento e que 90% dos pacientes em tratamento tenham as cargas virais suprimidas.

*Apresentação: Laura Gelbert.

Leia Mais:

Onusida saúda retirada de acusações contra homossexuais no Malaui

Tóquio recebe reunião internacional sobre fim do HIV e da malária

Onusida fecha nova parceria em prol de serviços de HIV na África Subsaariana

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome