Ucrânia: com a chegada do inverno, ONU alerta para risco a 700 mil crianças

0
54

13/11/2015

Ucrânia: com a chegada do inverno, ONU alerta para risco a 700 mil crianças

Ouvir /

Unicef mencionou falha potencial em sistemas de aquecimento que estão "gravemente danificados"; no leste do país, as temperaturas no inverno podem chegar a -30º C.

Famílias que estão vivendo em áreas afetadas pelo conflito no leste da Ucrânia tentam manter suas casas aquecidas colocando tijolos no fogão a gás. Foto: Unicef/ Alexey Filippov

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, fez um alerta nesta sexta-feira: cerca de 700 mil crianças em Donetsk e Luhansk, no leste da Ucrânia, estão em perigo com a possível falha no aquecimento durante os meses de inverno.

A agência afirmou que o conflito na região danificou muito os sistema de água, aquecimento e eletricidade.

Temperaturas Negativas

No leste da Ucrânia, onde as temperaturas no inverno poder cair até -30º C, calcula-se que 5 milhões de pessoas estejam "completamente dependentes de dois sistemas de água que estão gravemente danificados".

A informação foi dada pelo chefe da seção de Água, Saneamento e Higiene do Escritório do Unicef no país, William Fellows.

Urgência

Falando a jornalistas em Genebra, o especialista destacou a urgência de fazer os conserto necessários antes da chegada do inverno, pois há uma preocupação de que a água no sistema possa congelar e estourar os tubos.

Fellows disse que apesar de alguns danos terem sido reparados pelo Unicef e seus parceiros, o reparo das partes restantes foi prejudicado pela falta de acesso e a existência de campos minados.

Campos Minados

O Fundo pediu acesso humanitário, a remoção das minas e o conserto da infraestrutura danificada para minimizar os riscos às vidas principalmente de crianças.

Respondendo à pergunta de um jornalista, Fellows disse que as "como as minas foram colocadas por ambas as partes do conflito", os dois lados têm a capacidade de determinar as áreas rapidamente.

O representante do Unicef disse ainda que a agência não tem mapas do campo minado, mas tem dados detalhados de onde são necessários reparos no sistema de abastecimento.

Segundo Fellows, as informações foram compartilhadas com as partes em conflito e com a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, Osce, na sigla em inglês.

Leia Mais:

Acnur distribui assistência no leste da Ucrânia pela 1ª vez em meses | Rádio das Nações Unidas

Ucrânia: subsecretário-geral da ONU pede acesso humanitário urgente | Rádio das Nações Unidas

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome