Sudão do Sul: Unmiss patrulha Wau após relatos de “morte de soldados”

0
92

Sudão do Sul: Unmiss patrulha Wau após relatos de "morte de soldados"

Ouvir /

Confrontos seguem-se ao movimento de "militares, tanques e outros equipamentos pelo exército" na semana passada; tropas de paz identificaram civis mortos e feridos num hospital.

Tropas das Nações Unidas no Sudão do Sul. Foto: Unmiss

Eleutério Guevane, da ONU News em Nova Iorque.*

A Missão da ONU no Sudão do Sul, Unmiss, anunciou que retoma patrulhas esta terça-feira no sul da cidade de Wau, depois de informações sobre a morte de vários soldados do exército numa emboscada no domingo.

A área do noroeste do país regista combates na sequência de um "movimento de tropas, tanques e equipamentos do exército" para o sudoeste na semana passada.

Hospital

Durante as patrulhas realizadas na segunda-feira, as tropas de paz disseram ter observado corpos de 16 civis, além de 10 feridos num hospital.

O local de proteção da Unmiss que acolhe civis registou 84 recém-chegados, mas há dados de pelo menos 3 mil pessoas refugiadas numa igreja católica de Wau. A maioria são mulheres e crianças.

Em todo o país estão pelo menos 200 mil civis em busca de abrigo nesses locais instalados, após a violência que envolve Forças do Exército de Libertação do Povo do Sudão, Spla, e grupos armados.

As últimas semanas foram marcadas pelo agravamento de confrontos no país, agora tido como a maior emergência de refugiados de África. As Nações Unidas estimam que mais de 1,8 milhão de pessoas pediram refúgio nos países vizinhos.

*Apresentação: Denise Costa.

Notícias relacionadas:

Sudão do Sul: mais de 10% de habitantes deixam cidade de Pajok para Uganda

Missões de paz da ONU são “investimento em paz e prosperidade globais”

Forças da ONU sem acesso à área onde teriam morrido civis no Sudão do Sul

Darfur: ONU alerta que situação atual pode causar “derramamento de sangue”

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome