Secretário-geral vê ambiente muito favorável para acordo sobre o clima

0
58

05/12/2015

Secretário-geral vê ambiente muito favorável para acordo sobre o clima

Ouvir /

Ao final da primeira semana da conferência em Paris, Banm Ki-moon fala que "estrelas estão alinhadas como nunca antes"; em encontro com parlamentares, chefe da ONU fala sobre transformar compromissos em ações.

Ban neste sábado participando dos debates da COP21. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.*

Ao final da primeira semana da Conferência da ONU sobre Mudança Climática, COP21, o secretário-geral da ONU afirmou que o momento está muito favorável para a ação.

Em Paris, Ban Ki-moon encontrou-se com parlamentares de vários países no sábado e lembrou sobre o papel vital dos líderes para "transformar compromissos globais em ações ambiciosas e significativas a nível nacional". ~

Graves Riscos

Ban disse que "mais do que nunca, as estrelas estão alinhadas a favor de uma ação forte contra a mudança climática". Segundo o chefe da ONU, "governos, cidades, setor privado, investidores e o público estão entendendo os graves riscos impostos pela mudança climática".

O secretário-geral também mencionou alguns benefícios de agir com antecedência, como crescimento econômico, novos mercados, criação de empregos, ar mais limpo e melhorias para a saúde da população.

Ban Ki-moon também encontrou-se com uma delegação de senadores dos Estados Unidos e com parlamentares franceses e internacionais na Assembleia Nacional da França.

A COP21 segue até a próxima sexta-feira, 11, por isso Ban afirmou que a "comunidade global está na direção certa de alcançar um acordo, mas de forma lenta", por isso ele apelou aos negociadores para acelerar o passo das discussões.

*Com reportagem de Cristina Silveiro, enviada da Rádio ONU a Paris.

Leia todas as notícias sobre a COP21.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome