Secretário-geral preocupado com derrubada de avião militar russo

0
27

24/11/2015

Secretário-geral preocupado com derrubada de avião militar russo

Ouvir /

Declaração foi feita pelo porta-voz do chefe da ONU a jornalistas nesta terça-feira; Ban "apela a todos os envolvidos em atividades militares na Síria, principalmente em campanhas aéreas, que façam todo o possível para proteger os civis".

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Foto: ONU/Mark Garten

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas afirmou que Ban Ki-moon está "seriamente preocupado com a derrubada de um avião militar russo pela força aérea da Turquia nesta terça-feira".

Segundo Stephane Dujarric, o chefe da ONU "fez um apelo a todas as partes relevantes que tomem medidas urgentes" com o objetivo de acalmar as tensões.

Síria

Ban espera que uma "avaliação credível e completa do incidente esclareça os fatos e ajude a prevenir qualquer recorrência".

O porta-voz reiterou que o secretário-geral "apela a todos os envolvidos em atividades militares na Síria, principalmente em campanhas aéreas, que maximizem medidas operacionais para evitar consequências não intencionais e façam todo o possível para proteger os civis.

Cooperação Internacional

Dujarric afirmou que Ban acredita que os "preocupantes" acontecimentos desta terça-feira mais uma vez "ressaltam a importância de unidade e cooperação internacionais em uma ação contra extremistas violentos na região, assim como a necessidade urgente de chegar a um acordo sobre uma solução para os eventos trágicos na Síria".

Na última sexta-feira, o Conselho de Segurança aprovou uma resolução, declarando o Daesh, denominação em árabe do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil, uma ameaça global e sem precedentes à paz e à segurança internacionais.

Leia Mais:

Leia Mais:

Tragédias estão se multiplicando especialmente para os sírios” | Rádio das Nações Unidas

Enviado da ONU cita possibilidade de cessar-fogo na Síria | Rádio das Nações Unidas

Ban elogia determinação da França em conter o terrorismo | Rádio das Nações Unidas

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome