Secretário-geral lembra que a tolerância ajuda a acabar com a Aids

0
101

30/11/2016

Secretário-geral lembra que a tolerância ajuda a acabar com a Aids

Ouvir /

Ban Ki-moon afirma que todas as pessoas merecem receber tratamento e proteção contra o estigma; evento na ONU antecede o Dia Mundial de Combate à Aids e contou com a participação da modelo Naomi Campbell.

Ban Ki-moon (à esq.) e Michel Sidibé em evento na sede da ONU. Foto: ONU/Mark Garten

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Dia Mundial de Combate à Aids é em 1º de dezembro, mas a ONU promoveu um evento sobre a data nesta quarta-feira. O secretário-geral Ban Ki-moon declarou que "a tolerância e a conscientização" ajudam a acabar com a transmissão do HIV.

Por outro lado, o silêncio pode representar mais mortes. Em Nova York, Ban defendeu que todas as pessoas recebam tratamento e proteção do estigma e dos abusos.

Transmissão Vertical

O secretário-geral afirmou que a transmissão de mãe para filho afeta metade das crianças com o vírus. Segundo Ban Ki-moon, uma das metas é dobrar o total de pessoas com acesso ao tratamento, atingindo 30 milhões de pacientes até 2030.

A supermodel Naomi Campbell foi convidada pela ONU para o evento por promover a conscientização sobre HIV/Aids. Ela mencionou vários amigos que morreram com o vírus.

Mulheres

Naomi Campbell também prestou solidariedade a milhões de mulheres jovens e meninas que vivem em situações onde o risco de contrair HIV ou morrer de Aids é maior.

A modelo Naomi Campbell. Foto: ONU/Mark Garten

A modelo lembrou que muitas mulheres sequer sabem que foram contaminadas e muitas não têm acesso ao tratamento.
Quem também participou do evento foi o diretor-executivo do Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids, Unaids. Michel Sidibé destacou que mais de 18 milhões de pacientes estão recebendo tratamento atualmente.

O chefe da Unaids afirmou que não quer mais nenhum bebê nascendo com HIV e que isso não é um sonho, porque vários países estão mostrando que isso é possível.

Leia e Ouça:

OMS lança guia para novo teste de HIV feito pela própria pessoa

Entrevista: Desafios do HIV, jovens e redes sociais

Unaids diz que mídia social é grande aliado no combate ao HIV/Aids

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome