Secretário-geral defende fim de divisão digital entre países do mundo

0
101

15/12/2015

Secretário-geral defende fim de divisão digital entre países do mundo

Ouvir /

Ban Ki-moon destaca que mais de 80% das famílias em nações desenvolvidas têm acesso à internet, mas duas a cada três casas de países desenvolvidos não têm a tecnologia; mandato do Fórum de Governança da Internet é estendido por 10 anos.

Ban defende mais acesso à internet para pessoas nos países em desenvolvimento. Foto: ONU/Patricia Esteve

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A Assembleia Geral da ONU promoveu esta terça-feira um encontro de alto nível sobre a situação da tecnologia digital 10 anos após a Conferência Mundial sobre a Sociedade da Informação.

O secretário-geral da ONU afirmou que as tecnologias da informação e da comunicação promoveram a inovação e o empreendedorismo, além de terem criado formas de "engajamento público e de atividade econômica inimagináveis há alguns anos".

Mulheres

Ban Ki-moon disse ser importante focar em acabar com a divisão digital, incluindo a desigualdade de acesso entre as mulheres. Segundo o secretário-geral, mais de 80% das famílias nos países desenvolvidos têm acesso à internet.

Por outro lado, a internet não está disponível em duas a cada três cadas nos países em desenvolvimento. Ban também lembrou que as mulheres formam metade da população mundial, mas em relação aos homens, menos 200 milhões de mulheres têm acesso à internet.

Economia

O secretário-geral quer reverter o quadro, explicando que as tecnologias móveis e digitais têm o potencial de ajudar 2 bilhões de pessoas no mundo sem uma conta bancária.

Segundo Ban Ki-moon, a promoção da inovação na tecnologia financeira pode promover a inclusão, aumentar oportunidades e fazer crescer a produtividade econômica.

Na Assembleia Geral, o chefe da ONU falou também sobre a luta contra ataques cibernéticos, especialmente porque calcula-se que em 2020, o total de aparelhos conectados à internet será seis vezes maior do que o número de pessoas no planeta.

Conteúdos

Ban Ki-moon comemorou a decisão da Assembleia Geral de estender por mais 10 anos o mandato do Fórum da Governança da Internet, uma plataforma de discussão de políticas públicas ligadas à rede.

Sobre o papel das tecnologias da comunicação para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o chefe da ONU disse que a organização irá apoiar o desenvolvimento de conteúdo e o avanço da liberdade de expressão e dos direitos humanos online.

Ban afirmou que em 2015, o mundo "embarcou numa jornada por ação climática, sustentabilidade e prosperidade para todas as nações do planeta". Segundo ele, a internet deve ajudar "a conduzir esta jornada".

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome