Secretário-geral condena ataques em acampamentos militares no Burundi

0
54

11/12/2015

Secretário-geral condena ataques em acampamentos militares no Burundi

Ouvir /

Ban Ki-moon alerta para possibilidade de atos de violência poderem levar a mais desestabilização no país; apelo de contenção da retaliação vai para líderes de grupos armados e autoridades nacionais.

Cerca de 280 mil pesoas deixaram as suas casas desde os protestos iniciados há oito meses. Foto: Irin/Phil Moore

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU condenou os ataques contra bases militares na capital do Burundi, Bujumbura. Grupos de assaltantes não identificados foram responsáveis pelas ações ocorridas esta sexta-feira.

Agências de notícias falam em 12 insurgentes mortos e 20 detidos nas ações coordenadas. Para Ban Ki-moon, tais atos violentos podem levar a mais "desestabilização da situação no Burundi".

Líderes

O chefe da ONU faz um apelo aos líderes dos grupos insurgentes e às autoridades nacionais, para que evitem qualquer tipo de escalada da violência ou retaliação.

Ban destaca que qualquer pessoa responsável por pedir ou cometer violações de direitos humanos será responsabilizada de forma individual. Aos líderes nacionais, o secretário-geral faz um apelo para que respeitem a lei.

Apoio

O secretário-geral da ONU também espera que as autoridades ajudem a criar as condições de um diálogo inclusivo e confiável, que possa tratar dos profundos desafios políticos enfrentados pelo Burundi.

A nota de Ban Ki-moon destaca o total apoio e assistência das Nações Unidas para todos os esforços que têm em vista promover uma resolução pacífica da crise.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome