Relator para liberdade de reunião pacífica chega ao EUA na segunda-feira

0
56

Ouvir /

Maina Kiai fará visita oficial de 16 dias e deverá enviar relatório final ao Conselho de Direitos Humanos, em Genebra; ele vai se reunir com autoridades em Washington e em oito estados americanos.

Maina Kiai. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O relator especial das Nações Unidas para o direito à liberdade de reunião pacífica e associação chegará no próximo dia 11 aos Estados Unidos.

Maina Kiai se reunirá com autoridades e representantes da sociedade civil em oito estados e também visitará a capital americana, Washington.

Prática

A viagem deve durar 16 dias e é realizada a convite dos Estados Unidos.

Será a primeira vez que um especialista independente do Conselho de Direitos Humanos vai ao país para monitorar e promover a prática dos direitos de liberdade de reunião pacífica e de associação.

Em comunicado, ele informou que os Estados Unidos foram a principal força impulsora no estabelecimento do mandato em 2010, e na renovação das atividades para um período de três anos.

Ele pretende recolher informações e práticas em níveis federal e estadual e também examinar alguns desafios, além de aconselhar autoridades americanas a vencê-los.

Kiai visitará ainda os estados de Nova York, Maryland e Ohio, entre outros.

Ele deve preparar um relatório sobre a visita para ser apresentado ao Conselho em junho de 2017.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome