Ratificação do novo acordo de paz da Colômbia é “marco importante”

0
38

02/12/2016

Ratificação do novo acordo de paz da Colômbia é "marco importante"

Ouvir /

Afirmação é do secretário-geral da ONU, que fez pronunciamento sobre a decisão do governo e das Farc-EP; Conselho de Segurança destaca que os dois lados mostraram "liderança" em relação ao cessar-fogo.

Deslocados internos, vítimas do conflito na Colômbia. Foto: ONU/Mark Garten

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral das Nações Unidas saudou o Parlamento da Colômbia por ter ratificado o novo acordo de paz, assinado pelo governo e pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Farc-EP.

O comunicado de Ban Ki-moon destaca que a ratificação "é um marco importante, reafirmando a esperança dos colombianos em um futuro pacífico e próspero", depois de mais de 50 anos de conflito.

Inspiração

Ban avalia que a determinação do governo, das Farc-EP e do povo colombiano para alcançar a paz é uma "inspiração para o mundo". Ele espera que as comunidades vulneráveis mais prejudicadas pelo conflito sejam beneficiadas.

O Conselho de Segurança também divulgou uma nota sobre a Colômbia, elogiando a liderança mostrada pelo governo e as Farc-Ep para promover o cessar-fogo.

Transição

Os integrantes do Conselho esperam que os dois lados "mantenham a cooperação positiva e o clima atual para a rápida implementação do acordo histórico". Assim será possível garantir que a transição para a paz beneficie todos os colombianos.

O Conselho de Segurança reafirma sua determinação em apoiar a Colômbia neste processo.

Leia e Ouça:

Colômbia: incidente de Santa Rosa violou protocolo de cessar-fogo

Brasil pronto para contribuir com civis à Missão da ONU na Colômbia

ONU elogia assinatura de novo acordo de paz na Colômbia

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome