Rádio ONU Retrospectiva 2015

0
76

30/12/2015

Rádio ONU Retrospectiva 2015

Ouvir /

ONU avalia ano considerado decisivo para a comunidade internacional; secretário-geral afirmou que 2015 foi marcado por conquistas e crises.

Retrospectiva 2015. Foto: Imagem de vídeo

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que 2015 foi decisivo para a comunidade internacional.

As Nações Unidas completaram 70 anos e os últimos 12 meses foram marcados por grandes avanços e crises.

Conquistas e Crises

Ban disse que entre as conquistas estão a adoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, e pelo acordo na Conferência sobre Mudança Climática, em Paris, onde cada país se comprometeu a fazer a sua parte para combater o aquecimento global.

O secretário-geral disse que 2015 também ficou marcado pela piora das crises em todo o mundo, incluindo a guerra civil na Síria e o fluxo de refugiados que ela causou. Esse é o pior êxodo de migrantes e refugiados para a Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Ban citou ainda os conflitos na Líbia, Iêmen, Sudão do Sul e outros países.

Ajuda Humanitária

O chefe da ONU afirmou que esses conflitos e guerras combinados com os flagelos da pobreza e da fome fizeram com que a ONU pedisse US$ 20 bilhões em ajuda humanitária para o próximo ano. O valor é o mais alto já pedido até agora pelas Nações Unidas.

A "Retrospectiva da ONU 2015", produzida pelo Departamento de Informação Pública da ONU, analisa os avanços e os desafios que marcaram os últimos 12 meses.

Veja o vídeo.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome