Proclamação final da COP22 cita “impulso irreversível sobre o clima”

0
18

18/11/2016

Proclamação final da COP22 cita "impulso irreversível sobre o clima"

Ouvir /

Conferência da ONU sobre mudança climática terminou esta sexta-feira em Marrakech, no Marrocos; documento sinaliza mudança para uma nova era de implementação e ação sobre o clima e desenvolvimento sustentável.

Projeto de agência da ONU ajuda pequenos Estados-ilhas em desenvolvimento, como as Maldivas, a mitigar e adaptar a produção à mudança climática. Foto: FAO/Prakash Singh

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A proclamação final dos chefes de Estado e de Governo e delegações que participaram da Conferência da ONU sobre mudança climática, COP22, cita "uma mudança para uma nova era de implementação e ação sobre clima e desenvolvimento sustentável".

O encontro terminou esta sexta-feira em Marrakech, no Marrocos. O documento afirma que o "clima global está esquentando em um nível alarmante e sem precedentes e a comunidade internacional tem o o dever urgente de responder".

Impulso Irreversível

Os participantes saudaram a adoção do Acordo de Paris e sua rápida entrada em vigor e reafirmaram compromisso de implementar o documento.

A proclamação final da COP22 cita um impulso irreversível sobre mudança climática no mundo, levado adiante não apenas por governos, mas também por cientistas, setor privado e ação global de todos os tipos e níveis.

As autoridades pediram um "grande compromisso político para combater a mudança climática, como questão de prioridade urgente". O documento quer ainda mais solidariedade com os países mais vulneráveis aos impactos da mudança climática.

Além disso, pede apoio aos esforços para ajudar na capacidade de adaptação, a fortalecer a resiliência e reduzir a vulnerabilidade dessas nações.

Ainda entre os objetivos estão a erradicação da pobreza, garantir segurança de alimentos e agir no combate aos desafios da mudança climática na agricultura.

US$ 100 Bilhões

Os países desenvolvidos reafirmaram também a meta de mobilizar US$ 100 bilhões por ano para ajudar no financiamento de projetos climáticos, melhorar a capacidade e a tecnologia no mundo inteiro.

A COP22 marca um importante ponto no compromisso global de unir toda a comunidade internacional para atacar um dos maiores desafios da história.

O documento finaliza dizendo que agora que o processo chegou a fase de implementação e ação, os países reiteram a decisão de "inspirar solidariedade, esperança e oportunidade para as gerações atual e futura.

Leia Mais:

Acompanhe todas as notícias sobre a COP22

Adaptação para implementar Acordo de Paris não é luxo, mas investimento

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome