Primeiros resultados do referendo centro-africano saem na sexta-feira

0
44

15/12/2015

Primeiros resultados do referendo centro-africano saem na sexta-feira

Ouvir /

ONU divulgou projeções das autoridades eleitorais que apontam para abertura de 79% das mesas de voto no domingo e na segunda-feira; processo foi estendido por mais um dia em oito localidades.

Votação em Bangui, República Centro-Africana. Foto: Minusca

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

As Nações Unidas informaram que dados preliminares apurados pela Autoridade Nacional de Eleições da República Centro-Africana dão conta da abertura de 79% das mesas de voto no referendo de domingo e segunda-feira.

Os resultados provisórios da consulta popular sobre a constituição devem sair na sexta-feira. Para o processo estavam previstos 5.600 locais de votação. Mais de 3 milhões de eleitores eram elegíveis para participar, no que corresponde a 95% dos inscritos.

Bangui e Bria

A Missão das Nações Unidas na República Centro-Africana, Minusca, informou que em oito localidades a votação foi alargada para segunda-feira. A razão foram desafios enfrentados no domingo.

Os locais incluem a capital Bangui e a cidade de Bria, que registaram confrontos com feridos, que incluem três soldados de paz.

De acordo com a ONU, os "atos de violência e de intimidação" levados a cabo por milícias anti-Balaka e Séléka ocorreram em mais três cidades centro-africanas.

A missão reforçou a presença das suas tropas durante a votação no terceiro e quarto distritos de Bangui. A medida foi igualmente tomada no acampamento de deslocados internos de Mpoko, onde o processo decorreu sem incidentes.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome