Presidente da COP21 vê progressos no texto do acordo do clima

0
85

09/12/2015

Presidente da COP21 vê progressos no texto do acordo do clima

Ouvir /

Laurent Fabius convocou reunião para entregar o último rascunho do documento, que tem agora 29 páginas; três quartos dos pontos de impasse já foram resolvidos, incluindo questões ligadas às florestas e à tecnologia.

Laurent Fabius é ministro francês das Relações Exteriores e presidente da COP21. Foto: ONU/Loey Felipe

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O presidente da Conferência da ONU sobre Mudança Climática, COP21, divulgou esta quarta-feira, em Paris, uma nova versão do rascunho do acordo.

Segundo Laurent Fabius, negociadores e ministros estão trabalhando intensamente no texto. A versão atual tem 29 páginas, sendo que o rascunho anterior, divulgado no sábado, tinha 43 páginas.

Acordo Final

As delegações estão revisando o texto e devem submeter suas reações até as 20h, hora local em Paris. Depois, ministros, representantes de governos e negociadores devem se dividir em grupos e trabalhar ao longo da noite tentando alcançar um acordo final.

O ministro francês afirmou que tem havido "progressos significativos desde que a primeira versão do texto foi submetida no sábado".

Impasse

Laurent Fabius explicou que três quartos dos pontos de impasse do texto já foram resolvidos, incluindo a introdução do acordo e questões ligadas a florestas e ao desenvolvimento de tecnologias.

Mas segundo o presidente da COP21, ainda há três questões que precisam ser resolvidas: "diferenciação, financiamento e nível de ambição do acordo".

Ele disse que serão necessárias discussões profundas para resolver esses pontos. Fabius fez um apelo aos negociadores, para que "encontrem o equilíbrio certo nessas questões, num espírito de igualdade e de colaboração".

Contribuição

Em Paris, o secretário-geral assistente da ONU para Mudança Climática, Janos Pasztor, também falou que o rascunho atual representa um grande progresso.

Pasztor ressaltou que há muito trabalho nas próximas horas e durante toda a quinta-feira. Segundo ele, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, retorna a Paris para apresentar suas ideias sobre como melhorar o documento.

A COP21 termina na sexta-feira e a expectativa é de que seja alcançado um acordo que limite o aumento da temperatura média do planeta e assim, sejam prevenidos os impactos da mudança climática.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome