Presidente da COP21 promete apresentar “o acordo do sucesso”

0
49

11/12/2015

Presidente da COP21 promete apresentar "o acordo do sucesso"

Ouvir /

Laurent Fabius passou a sexta-feira em reuniões com negociadores, fazendo as mudanças no texto do documento; ministro francês informa que "está nas mãos dos ministros" escolherem adotar ou não o documento.

Laurent Fabius e Ban Ki-moon na COP21. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.*

O presidente da Conferência da ONU sobre Mudança Climática, COP21, anunciou aos jornalistas na noite de sexta-feira, hora local em Paris, que o encontro está na reta final.

Laurent Fabius passou o dia reunido com vários grupos, definindo mudanças no no acordo. O ministro francês das Relações Exteriores irá apresentar o texto final às 9 da manhã de sábado em Paris.

Redução

Segundo Fabius, caberá então aos ministros "fazer a escolha", ou seja, aceitar ou não o documento. Mas ele garantiu que "as condições nunca foram tão favoráveis" para o alcance de um acordo que busca minimizar os efeitos da mudança climática.

Para evitar que a temperatura média do planeta suba mais de 2° Celsius até 2100, os países precisarão reduzir suas emissões de carbono. Dois pontos que tem gerado certo impasse durante as últimas duas semanas de conferência.

Responsabilidade

Laurent Fabius garante que o texto definido até agora "é o mais ambicioso e equilibrado" possível. O presidente da COP21 lembra que são 196 países representados no encontro, por isso o compromisso é essencial.

Fabius afirmou que irá apresentar "o acordo do sucesso" e ele espera que os ministros sejam responsáveis, já que o acordo será positivo para cada país. Segundo o presidente da COP21, a principal meta é "permitir que toda a humanidade viva de forma decente".

*Com reportagem de Cristina Silveiro, enviada da Rádio ONU a Paris.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome