Pnuma: gestão apropriada de recursos naturais no centro de soluções climáticas

0
60

30/11/2015

Pnuma: gestão apropriada de recursos naturais no centro de soluções climáticas

Ouvir /

Avaliação é de especialistas na COP21; segundo painel internacional, "abordagem integrada" é necessária para cortar emissões de gases que causam o efeito estufa; Conferência das Nações Unidas sobre o tema começou nesta segunda-feira, em Paris.

Foto: Pnuma

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

De acordo com "renomados cientistas de recursos naturais" de todo o mundo, dissociar o crescimento econômico da crescente utilização de recursos deve ser "parte integral da política climática".

O Painel Internacional de Recursos é organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma. Ele foi criado em 2007 como um órgão científico que fornece avaliações independentes e relevantes para governos e outros atores sobre o uso eficiente de recursos naturais.

COP21

No primeiro dia da Conferência da ONU sobre Mudança Climática, COP21, o painel afirmou que uma "perspectiva de todo o sistema" seria essencial quando se considera uma política climática.

Lançando o documento "10 mensagens sobre Mudança Climática" nesta segunda-feira, o grupo afirmou que a "gestão dos recursos e a mudança climática estão intrinsecamente ligadas".

Segundo o painel, aumentar a produtividade através de melhor eficiência e reduzir o desperdício poderia reduzir o consumo de recursos e as emissões de gases que causam o efeito estufa, levando a ganhos econômicos e promovendo o acesso mais equitativo a recursos.

Energia

O grupo também lançou um novo relatório nesta segunda-feira chamado "Escolhas de Energia Verde: Benefícios, Riscos e Trade-offs de Tecnologias de Baixo Carbono para Produção de Eletricidade".

O documento avalia nove tecnologias de baixo carbono que serão essenciais para atender à crescente demanda de energia e o objetivo de manter o aquecimento global abaixo dos 2º C.

Tecnologia

Para o diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, "tecnologias de energia limpa, como solar e eólica têm benefícios claros no combate à mudança climática e à poluição do ar e no acesso" a este tipo de energia.

Ele afirmou que este relatório pode ajudar os países a identificar "a combinação mais sustentável de tecnologias de energia" para cumprir o objetivo de atender as necessidades energéticas e combater a mudança climática ao mesmo tempo.

Investimento

A demanda global por energia deve exigir um investimento calculado de US$ 2,5 trilhões por ano nos próximos 20 anos em novas instalações e iniciativas de conservação de energia.

Ainda segundo o Pnuma, este relatório apresenta uma "oportunidade única" para os países selecionarem cuidadosamente as tecnologias de produção de energia em que investem.

Leia Mais:

Chefe da ONU lista quatro critérios para o sucesso da COP21

“Mudança climática também oferece oportunidade de transformação” | Rádio das Nações Unidas

Pnuma diz que redução das emissões de CO2 deve atingir 6Gt até 2030 | Rádio das Nações Unidas

Para Pnuma, bancos são críticos na transição para a economia verde | Rádio das Nações Unidas

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome