Países devem usar mais o “potencial para prevenir conflitos violentos”

0
39

Ouvir /

Vice-chefe das Nações Unidas pediu novas formas de apoio para consolidar a paz em nações pós-conflito; organização espera mais contribuições em conferência de doadores planeada para setembro.

Jan Eliasson em reunião nesta quinta-feira. Foto: ONU/Manuel Elias

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O vice-secretário-geral das Nações Unidas abriu esta quinta-feira o encontro anual da Comissão para a Consolidação de Paz, PBC, com um apelo aos países para que façam “uso total do potencial para prevenir conflitos violentos”.

A mensagem de Jan Eliasson, apresentada esta quinta-feira, foi dirigida aos Estados-membros e aos integrantes do Conselho de Segurança.

Esforços

Para o vice-chefe da ONU deve ser repensado “o âmbito da consolidação da paz e como poderá ser o contributo para os esforços mais coerentes para manter a paz".

Eliasson considera importante um Fundo de Consolidação da Paz, criado dar financiamento rápido a iniciativas essenciais em cenários pós-conflito. Mas ele contou que, neste momento, os recursos não chegam para garantir as necessidades a longo prazo e um maior apoio.

O seu apelo é que haja mais “contribuições generosas” na conferência de doadores que vai ser realizada em setembro.

Programas e Planos

A Quinta Comissão da ONU, que trata de assuntos administrativos e orçamentais, aprovou recentemente US$ 14 milhões para financiar programas e planos de manutenção e consolidar a paz em cinco países.

Na reunião, Eliasson disse que deve haver uma maior integração porque “várias partes do sistema das Nações Unidas são financiadas por diferentes mecanismos”.

A mensagem destaca também que é preciso mais apoio político, após reconhecer a importância do papel dos enviados especiais do secretário-geral.
As suas tarefas incluem a mediação, a convocação de intervenientes nos conflitos além de apoiar ações de reconciliação, preparação de eleições e os diálogos políticos inclusivos.

*Apresentação: Denise Costa.

Leia e Oiça:

Comissão da ONU apoia ações para acabar com a crise na Guiné-Bissau

ONU aprova resoluções conjuntas sobre a “consolidação da paz”

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome