ONU saúda governo do Iraque por retomada de Ramadi

0
27

30/12/2015

ONU saúda governo do Iraque por retomada de Ramadi

Ouvir /

Secretário-geral da ONU elogiou sucesso das forças de segurança iraquianas na luta contra o grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil; ele disse que liberação da cidade foi uma vitória importante no combate aos extremistas.

Ban Ki-moon ligou para o primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi. Foto: ONU/Rick Bajornas

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ligou esta quarta-feira para o primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, para saudar a retomada da cidade de Ramadi, que estava sob o controle do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil.

Ban elogiou o trabalho das forças de segurança iraquianas na luta contra o grupo extremista.

Vitória

Segundo o chefe da ONU, a liberação de Ramadi significa uma "vitória importante" e reforçou a necessidade da adoção de medidas para restaurar o Estado de direito como também os serviços básicos na região.

O secretário-geral citou ainda o retorno mais rápido possível dos moradores da cidade que por causa da violência tiveram de fugir e estão deslocados em várias partes do país.

Ban ofereceu o apoio das Nações Unidas e de suas agências humanitárias para ajudar nesse processo.

Crianças

Ele expressou preocupação também com o recente sequestro de um grupo de cidadãos do Catar, incluindo crianças. Ban pediu ao primeiro-ministro iraquiano que faça o possível para garantir a libertação imediata e segura dessas pessoas.

A cidade de Ramadi tinha sido capturada pelo Isil em maio e desde então, as forças militares iraquianas, com a ajuda da comunidade internacional, tentavam retomar a região.

O governo do Iraque afirmou que a próxima meta é retomar a cidade de Mosul até o final de 2016.

Leia Mais:

Conselho de Segurança aprova sanções contra o Isil

ONU alerta que Isil usou internet para recrutar mais de 30 mil combatentes

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome