ONU realiza primeiro fórum para mulheres sobre educação para a paz

0
43

Ouvir /

Evento termina esta quarta-feira, em Viena, e conta com participação de 30 bolsistas de países em desenvolvimento, incluindo o Brasil; objetivo é aumentar presença feminina no setor de desarmamento.

Foto: ONU/Rick Bajornas

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O Escritório das Nações Unidas para o Desarmamento, Unoda, está organizando um Fórum para Mulheres sobre Educação para a Paz. O evento pretende promover a participação feminina no setor.

De acordo com o Conselho de Segurança, é fundamental incluir as mulheres nos processos de decisão na arena internacional de paz e segurança.

Aprendizado

Como parte das preparações para o fórum, o Unoda concedeu 30 bolsas a mulheres de países em desenvolvimento, incluindo o Brasil.

A agente de polícia de Brasília Patrícia Pinto Albuquerque foi escolhida para assistir ao evento em Viena, de onde falou à Rádio ONU sobre a importância do aprendizado para a sua carreira.

"Às vezes, as pessoas perguntavam o porquê do interesse nesta área. O Brasil não participa de guerras nem tem armas nucleares, mas quando a gente pessoas nesta questão de desarmamento e não-proliferação, a gente tem que entender que armas de destruição em massa atingem toda a humanidade, não só os países que estão diretamente relacionados ou que possuem essas armas. E também se pode pensar na nossa perspectiva local. No Brasil, as nossas taxas de homicídio são altas e às vezes até ultrapassa países que estão envolvidos em conflitos armados."

O Fórum em Viena é parte da iniciativa Bolsas para a Paz para as Mulheres que oferece treinamento de alta qualidade para profissionais dos países do Hemisfério Sul.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome