ONU quer combater uso das redes sociais pela indústria do tabaco

0
43

01/11/2016

ONU quer combater uso das redes sociais pela indústria do tabaco

Ouvir /

OMS alerta que o uso da internet para promover cigarros é um dos maiores desafios para reduzir o fumo; agência quer ação global para regular como as fabricantes de cigarro podem anunciar seus produtos online.

A OMS afirmou que o uso da internet para promover cigarros representa um dos maiores desafios aos esforços globais para reduzir o fumo. Foto: OMS/Sergey Volkov

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, quer que a comunidade internacional trabalhe junta para regular os comerciais de cigarros e produtos derivados do tabaco nas redes sociais.

A agência da ONU afirmou que o uso da internet para promover cigarros representa um dos maiores desafios aos esforços globais para reduzir o fumo.

Convenção Quadro

O pedido foi feito pouco antes da reunião do Tratado da Convenção Quadro sobre o Controle do Tabaco, que vai acontecer na semana que vem em Nova Déli, Índia.

Em Genebra, a chefe do Secretariado da Convenção, Vera Luiza da Costa e Silva, disse que a indústria do setor está buscando "buracos" nas leis de comerciais online para vender seus produtos.

A especialista da OMS afirmou que "atualmente as pessoas podem fazer o download de um filme da internet e assistir os atores fumando".

Segundo ela, as imagens mostram como se isso fosse um comportamento normal mudando assim todo o cenário dos comerciais de produtos do tabaco.

Para Vera Luiza da Costa e Silva, "o crescimento contínuo das redes sociais possibilitou à indústria do tabaco alcançar novos grupos de jovens".

Ação Coletiva

A especialista da OMS acredita que apenas uma "abordagem internacional unificada sobre como regular o mercado dos comerciais online das multinacionais do cigarro" poderá limitar o consumo de tabaco.

A esperança é que essa ação coletiva possa ser adotada em Nova Déli, onde 180 representantes do Tratado para o Controle do Tabaco vão discutir medidas de controle pelos países.

Os participantes do encontro vão debater também restrições ao uso de dispositivos para fumar e cigarros com sabor, que podem ser 100 vezes piores do que os cigarros comuns.

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome