ONU preocupada com ação do Exército de Resistência do Senhor

0
69

Ouvir /

Enviado do secretário-geral para a África Central falou no Conselho de Segurança sobre o impacto da retirada das tropas de Uganda da região; grupo aumentou ataques na República Centro-Africana.

Menino congolês refugiado na República Centro-Africana. Foto: Ocha/Lauren Paletta

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O representante especial do secretário-geral da ONU para a África Central, Abdoulaye Bathily, afirmou que está preocupado com o impacto da retirada potencial das tropas de Uganda das operações contra o grupo Exército de Resistência do Senhor, LRA.

Em pronunciamento ao Conselho de Segurança, Bathily afirmou que "o LRA continua ameaçando a segurança da população na área de operação do Escritório Regional da ONU para a África Central, Unoca".

Comunidade Internacional

Segundo ele, o grupo "aumentou de forma clara os supostos ataques na República Centro-Africana, ampliando as ações em locais que antes tinham registrado pouca presença dos extremistas".

O também chefe da Unoca disse que os integrantes do LRA estão atacando a população civil no nordeste da República Democrática do Congo.

No caso da República Centro-Africana, Bathily disse que "apesar do sucesso das eleições presidenciais e legislativas, grupos armados ainda controlam grandes áreas do país".

Segundo ele, "o governo necessita do apoio político e financeiro da comunidade internacional para garantir o restabelecimento da autoridade do Estado por todo o país".

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome