ONU entrega ajuda humanitária para 60 mil pessoas na Síria

0
52

Ouvir /

Agências das Nações Unidas levaram suprimentos para Damasco e Alepo; desde o início do ano, mais de 900 mil pessoas conseguiram receber assistência em áreas sitiadas ou de difícil acesso.

Refugiados em acampamento em Alepo, Síria. Foto: Ocha/Josephine Guerrero

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, Farhan Haq, afirmou que um comboio de várias agências das Nações Unidas conseguiu levar ajuda humanitária para 60 mil pessoas na região rural de Damasco e em Alepo.

Segundo Haq, o carregamento continha alimentos, água, produtos não perecíveis e de saúde.

900 Mil

Falando a jornalistas na sede da ONU, esta sexta-feira, o porta-voz disse que "desde o início do ano, mais de 900 mil pessoas receberam algum tipo de assistência, incluindo alimentos por pelo menos um mês, em áreas sitiadas ou de difícil acesso".

Ele citou que as agências da ONU conseguiram levar ajuda a mais de 334 mil pessoas em 16 das 18 regiões sob cerco de tropas do governo ou da oposição.

Haq declarou que os números atuais mostram uma melhora significativa desde março. Há quase uma semana, a ONU enviou ao governo sírio um plano de acesso para o mês de julho.

PMA

As agências da organização querem alcançar 1,2 milhão de pessoas em 35 regiões sitiadas ou de difícil acesso.

Ao mesmo tempo, o Programa Mundial de Alimentos, PMA, vai realizar um lançamento aéreo de comida para ajudar 150 mil pessoas na cidade de Qamishili, no nordeste da Síria.

A representante do PMA, Bettina Luescher afirmou que as condições são "terríveis" na região. Desde o início de 2014, as agências da ONU e parceiros não conseguem entregar ajuda por terra.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome