ONU emitiu mais de 2 milhões de toneladas de CO2 em 2014

0
35

04/12/2015

ONU emitiu mais de 2 milhões de toneladas de CO2 em 2014

Ouvir /

O total de gás carbônico equivale ao mesmo volume de emissões de 191 mil casas dos Estados Unidos; relatório anual destaca progressos da organização para reduzir número; viagens de avião representam 44% das emissões da ONU.

Sede das Nações Unidas em Nova York. Foto: ONU

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

As Nações Unidas emitiram mais de 2 milhões de toneladas de dióxido de carbônico, CO2, em 2014. O total equivale à mesma quantidade de emissões de 191 mil casas dos Estados Unidos ou ao consumo de mais de 4,8 milhões de barris de petróleo.

Os números estão no relatório que a própria organização faz todos os anos sobre suas emissões de gases que causam o efeito estufa. O volume foi gerado por 65 agências, escritórios e missões de paz da ONU, englobando 251 mil funcionários.

Aviões

Houve um aumento nas emissões de dióxido de carbono em 2014, comparado com o ano anterior, quando o total chegou a mais de 1,7 milhão de toneladas.

A maior parte das emissões de CO2 da ONU, ou 44%, foi gerada pelas viagens de avião. Os prédios correspondem a 43% do volume, em grande parte devido a novos dados submetidos pelas missões de paz, onde trabalham mais da metade dos funcionários da organização.

Ao mesmo tempo, continuam os esforços para reduzir as emissões dentro das Nações Unidas. Pelo menos 21 escritórios compraram créditos de carbono e tornaram-se "neutros".

Bons Exemplos

Esses esforços compensaram quase 677 toneladas de CO2 ou 32% das emissões reportadas pela ONU no ano passado. O relatório cita vários exemplos positivos, como o Unicef no Zimbábue, que cortou as emissões de carbono geradas pela eletricidade em 36% e reduziu o uso de água em 10% com a instalação de novas tecnologias.

Já o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, Ifad, tornou-se a primeira agência da ONU a conseguir o certificado LEED Platinum, provando que sua sede em Roma é um prédio amigo do ambiente.

O secretário-geral da ONU garante "com tentativas e erros, a organização está tomando medidas e provando que é possível para grandes companhias públicas controlarem suas emissões de gases de efeito estufa". Ban Ki-moon convida outras organizações a se unirem à ONU neste caminho.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome