ONU diz que marinheiros têm potencial para impulsionar economia

0
104

Ouvir /

Secretário-geral fez a declaração para marcar o Dia do Marinheiro, este sábado 25 de junho; chefe da Organização Marítima Internacional afirmou que mais de 1 milhão de marinheiros estão em ação no mundo.

Dia do Marinheiro. Foto: OMI

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que "os marinheiros têm potencial para impulsionar o desenvolvimento econômico socialmente inclusivo e ambientalmente saudável".

A declaração de Ban é para marcar o Dia do Marinheiro, celebrado este sábado, 25 de junho. A data também é comemorada em 13 de dezembro, no Brasil.

Agenda 2030

Ele explicou que os marinheiros ajudam a vestir, alimentar e abrigar a população mundial através dos carregamentos que seus navios transportam por todos os continentes.

Em mensagem, o chefe das Nações Unidas disse que o "mundo está embarcando em dois planos para o futuro com potencial de transformar o planeta: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e o Acordo de Paris sobre mudança climática".

Segundo Ban, a comunidade internacional deve assegurar que a categoria se beneficie dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ele disse que o trabalho dos marinheiros pode ser difícil e perigoso.

Viajando pelo mar por um período de até um ano, o secretário-geral afirmou que eles enfrentam "solidão, isolamento e exploração e merecem reconhecimento pelos seus esforços e compensação pelo seu trabalho".

Ban quer avançar com o trabalho dos que fazem do serviço de envio de cargas uma realidade de uma forma que promova a visão global de uma vida digna e oportunidades para todos.

Organização Marítima Internacional

O secretário-geral da Organização Marítima Internacional, OMI, Kitack Lim, afirmou que a data representa uma "chance para que todos reflitam sobre como todos dependem dos marinheiros para receber a maioria das coisas que utilizam e não dão o valor adequado".

Lim disse que mais de 1 milhão de marinheiros trabalham nas frotas globais de navios. O chefe da OMI declarou que o título da campanha deste ano para o Dia do Marinheiro é: "No Mar por Todos".

Leia Mais:

Dia do Marinheiro quer promover carreira no mar

Com campanha, Nações Unidas querem reconhecimento dos marinheiros

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome