ONU destaca importância de acordo climático para gerações futuras

0
75

03/12/2015

ONU destaca importância de acordo climático para gerações futuras

Ouvir /

Centenas de participantes reunidos na COP21 celebraram o "dia dos jovens", lembrando aos líderes mundiais a importância de se alcançar um documento ambicioso; para enviado, essa é a última geração que pode reverter a mudança climática.

Dia dos Jovens e das Gerações Futuras na COP21. Foto: Unfccc

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Esta quinta-feira foi o "dia dos jovens e das gerações futuras" na COP21, com centenas de pessoas reforçando aos líderes mundiais a importância de se alcançar um acordo ambicioso para combater a mudança climática.

Durante o evento na conferência do clima em Paris, o enviado especial das Nações Unidas para a Juventude, disse que esta é a primeira geração que pode erradicar a pobreza extrema e a última que pode reverter a mudança climática.

Ato Simbólico

Ahmad Alhendawi declarou ser preciso garantir um espaço para os jovens no processo de negociações que ocorre na COP21, para que suas vozes sejam ouvidas.

No evento, várias crianças e jovens ativistas do clima participaram usando camisetas com os dizeres: "Nós devemos, nós podemos, nós iremos agir". O grupo encheu bexigas verdes, que foram lançadas ao ar até esvaziarem, como símbolo de como o mundo será se os líderes não assinarem um acordo na COP21.

Manifesto

Para o enviado da ONU, esta quinta-feira marcou um dos dias mais importantes da conferência, por reunir as gerações atual e futura. Alhendawi afirmou ter orgulho do movimento de jovens do mundo, que têm se mobilizado como voluntários e foram às ruas relembrar que é hora de agir contra a mudança climática.

Durante o evento, foi apresentado o manifesto "Nosso Comunicado – Ajam como uma Criança", um apelo para que líderes mundiais incluam a educação sobre o clima no acordo universal que deve ser adotado no final da próxima semana.

Leia todas as notícias sobre a COP21.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome