ONU cria painel para ajudar a aumentar acesso a remédios

0
59

23/11/2015

ONU cria painel para ajudar a aumentar acesso a remédios

Ouvir /

Secretário-geral disse que grupo de 15 especialistas vai analisar inovações tecnológicas, pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos; vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Jorge Bermudez, foi um dos escolhidos por Ban Ki-moon.

Especialistas vão trabalhar para aumentar o acesso da população a remédios de qualidade e de baixo custo. Foto: OMS/Jim Holmes

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU criou um painel de alto nível com 15 especialistas que vão trabalhar para aumentar o acesso da população a remédios de qualidade e de baixo custo.

Segundo Ban, o painel sobre Tecnologia, Inovação e Acesso à Saúde tem o objetivo de ampliar os investimentos em pesquisas e desenvolvimento de medicamentos para tratar de doenças onde o retorno financeiro não seja garantido.

Importância

O grupo será presidido pela ex-presidente da Suíça, Ruth Dreifuss e pelo ex-presidente de Botsuana, Festus Mogae.

Em entrevista à Rádio ONU, do Rio de Janeiro, o vice-presidente de produção e inovação em saúde da Fiocruz e único brasileiro no painel, Jorge Bermudez, falou sobre o trabalho do grupo.

"Um convite do secretário-geral das Nações Unidas não é um convite, é uma convocação. Para um trabalho de assessoria a ele, mostrando a importância que as Nações Unidas estão dando à questão de acesso a medicamentos nesse momento. Antigamente a gente trabalhou muito antirretrovirais, tuberculose, malária. Mas, hoje estamos vendo hepatite C com produtos novos, câncer com produtos novos sendo lançados no mercado. E interessa muito ter a garantia de que esses produtos vão ser acessíveis às pessoas que precisam".

Brasil

Bermudez falou ainda sobre a questão do acesso a medicamentos no Brasil.

"Eu acho que para nós é um reconhecimento que vem sendo feito no Brasil que, desde 1988, colocou o acesso à saúde, o direito à saúde dentro da nossa constituição e tem um Sistema Único de Saúde público, gratuito e que abrange toda a população".

O secretário-geral afirmou que os membros do painel são "indivíduos altamente respeitados com profundo conhecimento de vários assuntos ligados ao acesso a tratamento, como por exemplo, comércio, saúde pública, direitos humanos e questões legais.

Agenda 2030

Ban enfatizou a necessidade urgente de se garantir que todas as pessoas tenham acesso a tratamentos de saúde de qualidade e de baixo custo.

Ao mesmo tempo, o chefe da ONU disse que os países devem continuar incentivando a inovação e o desenvolvimento de novas vacinas, remédios e diagnósticos.

Tudo isso, segundo Ban, para assegurar vidas saudáveis e promover o bem-estar das pessoas de todas as idades, como determina a Agenda 2030 e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 3.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome