ONU ajuda nos preparativos para eleição no Haiti

0
60

15/11/2016

ONU ajuda nos preparativos para eleição no Haiti

Ouvir /

Missão das Nações Unidas está enviando forças de segurança para todos os estados do país; objetivo é ajudar a polícia nacional haitiana na manutenção da ordem durante a votação em 20 de novembro.

Soldados de paz da Minustah. Foto: Minustah/Logan Abassi

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A ONU iniciou esta terça-feira as preparações para o primeiro turno das eleições presidenciais no Haiti, marcada para 20 de novembro.

O pleito, que deveria ter ocorrido em nove de outubro, foi adiado por causa do furacão Matthew, que atingiu o país dias antes da votação.

Forças de Paz

Falando a jornalistas em Nova York, o porta-voz da ONU, Farhan Haq, afirmou que a Missão das Nações Unidas no país, Minustah, começou a enviar forças de paz para todos os 10 estados haitianos.

O objetivo é ajudar os 9,4 mil agentes da Polícia Nacional do Haiti a manter a ordem e a segurança em todo o país.

Segundo o Plano de Segurança Integrado, firmado nesta segunda-feira na capital, Porto Príncipe, a polícia haitiana está no comando das operações.

Os militares da Minustah, chefiada pelo general brasileiro Ajax Porto Pinheiro, vão ficar numa posição de apoio, caso seja necessário.

Acnur

Haq disse ainda que a agência da ONU para refugiados, Acnur, levou ajuda para as vítimas do furacão.

O carregamento continha suprimentos de emergência, incluindo barracas e lâmpadas solares para cerca de 80 mil pessoas.

O Acnur levou também assistência para Bahamas, a pedido do governo local. O material é suficiente para atender as necessidades de quase 7 mil pessoas afetadas pelo furacão Matthew.

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome