ONU acompanha com preocupação situação na Turquia

0
61

Ouvir /

Segundo agências de notícias, houve um golpe militar no país; presidente Recep Tayyp Erdogan apareceu em mensagem de mídia social pedindo aos turcos que "fossem para as ruas para defendê-lo"; ponte do Bósforo foi fechada assim como o aeroporto internacional da cidade.

Ban Ki-moon emitiu nota através do porta-voz, Stephane Dujarric (à dir. na foto)

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, emitiu uma nota na noite desta sexta-feira afirmando estar acompanhando de perto os últimos acontecimentos na Turquia.

Ban disse que está preocupado com a situação e a rapidez dos desdobramentos.

Ponte

Segundo agências de notícias, integrantes das forças militares declararam um golpe no país fechando a ponte do Bósforo e estações da mídia local, interrompendo voos no aeroporto internacional de Istambul e outras medidas de intervenção.

O presidente da Turquia, Recep Tayyp Erdogan, apareceu em serviços de mídia social pedindo aos turcos para “saírem às ruas” em sua defesa.

Em nota, emitida pelo porta-voz, Ban Ki-moon afirmou que existe incerteza no momento, mas pediu calma, uma atitude de não-violência e moderação.

Para Ban, a proteção dos direitos fundamentais incluindo a liberdade de expressão devem ser mantidas.

O secretário-geral afirmou que a interferência militar em assuntos de qualquer Estado é inaceitável.

Ele disse que é crucial assegurar, rapidamente e de forma pacífica, a ordem constitutucional baseada nos princípios da democracia.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome