OMS lança plano de US$ 122 milhões para combater zika até final de 2017

0
36

Ouvir /

Estratégia quer prevenir e tratar complicações médicas causadas pela infecção; controle do mosquito vetor e aconselhamento sexual e reprodutivo também são prioridades.

Mosquitos Aedes aegypti. Foto: Aiea/Dean Calma

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, lançou esta sexta-feira uma estratégia de resposta ao zika com foco em prevenir e tratar complicações médicas causadas pelo vírus.

Serão necessários quase US$ 122 milhões para implementar o plano que terá duração de 18 meses, passando a valer de julho deste ano até dezembro de 2017.

Grávidas

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, declarou que a "resposta ao zika pede uma estratégia unificada e integrada com apoio a mulheres e meninas em idade reprodutiva".

Chan lembra que muito já se sabe sobre o vírus: como se espalha, as consequências da infecção e prioridades para o controle. Mas a nova estratégia busca reforçar a capacidade dos sistemas de saúde de lidar com possíveis complicações dos pacientes.

Aconselhamento

A OMS destaca que parte central do plano é levar informações a grávidas, seus parceiros e comunidades sobre os riscos do zika. Assim, a população pode se prevenir melhor.

A estratégia também inclui o controle do mosquito vetor e aconselhamento sobre saúde sexual e reprodutiva à população, dentro dos contextos legais e sociais de cada país atingido.

Falta de Vacina

O plano da OMS destaca algumas características do surto que precisam de resposta global. Uma delas é o potencial de propagação internacional, já que o mosquito Aedes está presente em vários países.

Outro problema é a fraca imunidade da população em áreas onde o zika circula pela primeira vez. Nesses locais, o vírus pode se espalhar com rapidez. A OMS lembra que ainda faltam vacinas, tratamentos específicos e testes de diagnóstico rápido.

Em muitos locais, o saneamento ou o acesso a serviços de saúde são inadequados. Mais de 60 parceiros da OMS estão unidos na resposta global ao zika. O valor anunciado esta sexta-feira é considerado o montante inicial para implementar as estratégias listadas.

Leia e Ouça:

OMS reafirma que risco de propagação de zika nas Olimpíadas é baixo

Entrevista: Ministro do Esporte diz que Olimpíadas ocorrerão “sem problemas”

Entrevista: Zika e cuidados na gravidez

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome