OMS faz alerta sobre uso indevido de antibióticos

0
48

18/11/2016

OMS faz alerta sobre uso indevido de antibióticos

Ouvir /

Agência da ONU realiza até domingo a Semana Mundial de Conscientização sobre Antibióticos; especialistas dizem que o medicamento deve ser usado somente quando prescrito por médicos.

Foto: Banco Mundial/Arne Hoel

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, fez um alerta sobre o uso indevido ou inadequado de antibióticos. A agência da ONU realiza até domingo a Semana Mundial de Conscientização sobre Antibióticos.

O objetivo é chamar a atenção da população global sobre a resistência antimicrobiana e encorajar "boas práticas" do público geral. Segundo os especialistas, o medicamento só deve ser usado com prescrição médica.

Infecções Intratáveis

De Genebra, em entrevista à Rádio ONU, a coordenadora do Programa de Vigilância do Sistema de Resistência aos Antimicrobianos da OMS, Carmem Pessoa Silva, falou sobre o problema.

"A OMS está realmente muito preocupada e chamando a atenção de todos os países para o fato que muitas infecções causadas por diversos tipos de micro-organismos estão se tornando intratáveis. Se nenhuma ação for feita neste momento, nós não teremos possibilidade de cura para as infecções comuns num futuro próximo."

Ela disse que a OMS iniciou este ano uma pesquisa para saber onde o uso inadequado dos antibióticos é mais acentuado. Carmem Pessoa Silva falou ainda sobre os cinco objetivos da agência para combater o problema.

Intervenções Fundamentais

Carmem Pessoa. Foto: Divulgação

"O primeiro objetivo estratégico é aumentar o nível de consciência de todos sobre a resistência aos antimicrobianos. O segundo objetivo estratégico é ter conhecimento do que está se passando, aumentar o grau de vigilância. O terceiro objetivo é aumentar todos os esforços para o controle de infecções. O quarto objetivo é optimizar todas as formas de uso de antimicrobianos e o quinto objetivo estratégico, nós precisamos desenvolver novas armas, armas de prevenção de infecção."

Segundo a médica da OMS, há um consenso entre todos os países que essas são as intervenções fundamentais para controlar a curto e longo prazo o problema de resistência a antibióticos.

Leia Mais:

Unicef: pneumonia mata uma criança a cada 35 segundos

OMS lança guia global para combater “superbactérias”

Mundo está “perdendo habilidade de proteger pessoas e animais de infecções”

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome