OMS: Etiópia precisa de apoio contra devastação causada pelo El Niño

0
37

07/12/2015

OMS: Etiópia precisa de apoio contra devastação causada pelo El Niño

Ouvir /

Agência das Nações Unidas enviou equipas de emergência ao país; cerca de 8,2 milhões de pessoas precisam urgentemente de assistência alimentar.

Terra seca no norte da Etiópia. Foto: Siegfried Modola/Irin

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, enviou uma equipa de emergência à Etiópia para apoiar o governo do país e parceiros na resposta do setor de saúde à pior seca dos últimos 30 anos no país.

Devido ao atraso nas chuvas, atribuído ao El Niño, a produção da principal colheita anual do país teve grave redução, o que já deixou 8,2 milhões de pessoas em necessidade urgente de assistência alimentar.

Desnutrição Infantil

A cada mês, desde janeiro, aumenta o número de crianças desnutridas na Etiópia. Estimativas são de que 400 mil menores vão enfrentar "grave desnutrição" em 2016, risco que também afeta 700 mil mulheres grávidas e as que tiveram bebés recentemente.

A diretora de Gerenciamento de Risco e Resposta Humanitária da OMS afirmou que a emergência de segurança alimentar está a chegar num contexto de múltiplas epidemias em curso no país.

Segundo Michelle Gayer, isto cria um "fardo adicional para a saúde da população e para os sistemas de saúde já que a desnutrição deixa especialmente crianças mais vulneráveis a doenças infeciosas que podem matá-las rapidamente".

Resposta

A prever um grande aumento nos riscos à saúde, a OMS fortaleceu sua resposta para mobilizar medicamentos, equipamentos e recursos humanos.

A expectativa é que a situação piore nos próximos oito meses e leve mais de um ano para a Etiópia se recuperar.

Segundo a agência da ONU, populações vulneráveis, como crianças que precisam de alimentação terapêutica e cuidados de saúde, estão em risco particular de contrair doenças e morrer.

El Niño

O El Niño é um fenómeno climático que afeta os padrões de chuvas e temperatura em muitas partes do mundo, mas de forma mais intensa nas regiões tropicais de África, Ásia-Pacífico e América Latina.

A Etiópia é um dos países mais afetados pelo El Niño até o momento e a OMS e parceiros estão a aumentar o apoio para ajudar diversas nações a lidar com os impactos do fenómero na saúde pública.

Leia Mais:

El Niño obrigou fundo da ONU a liberar verba para apoiar milhões de pessoas | Rádio das Nações Unidas

Liberar fundos antes de desastres pode transformar resposta humanitária | Rádio das Nações Unidas

Este deve ser o ano mais quente já registrado, diz OMM | Rádio das Nações Unidas

PMA conseguiu parte dos fundos para prolongar ajuda alimentar na Etiópia | Rádio das Nações Unidas

Atual El Niño é um dos mais fortes desde 1950 | Rádio das Nações Unidas

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome