OMS alerta que pneumonia vai matar mais de 900 mil crianças em 2015

0
62

12/11/2015

OMS alerta que pneumonia vai matar mais de 900 mil crianças em 2015

Ouvir /

A doença é a maior causa de morte de menores de cinco anos no mundo; Dia Mundial de Combate à Pneumonia é comemorado esta quinta-feira, 12 de novembro.

OMS alerta que a pneumonia vai matar milhares de crianças este ano. Foto: Banco Mundial

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, alertou que a pneumonia vai matar 922 mil crianças com menos de cinco anos este ano, no mundo.

Segundo a OMS, a doença é a maior causa de mortes nesta faixa etária seguida da diarreia, malária, meningite e HIV/Aids. O Dia Mundial de Combate à Pneumonia é comemorado esta quinta-feira, 12 de novembro.

Mortes Infantis

Vários especialistas se reúnem em Nova York para debater o que deve ser feito para acelerar o processo de queda das mortes infantis pela doença para se alcançar o mesmo nível registrado em relação à malária, Aids e sarampo.

Aproximadamente 51% de todas as mortes de menores de cinco anos por causa da pneumonia ocorrem em apenas seis países: Índia, com 178 mil, República Democrática do Congo, com 148 mil, seguidas pela Nigéria, Etiópia, Paquistão e China.

A chamada "Equipe de Inovação" é uma rede global com mais de 200 organizações e indivíduos determinados a acelerar o desenvolvimento e a adoção de novas tecnologias para reduzir o número de mortes causadas pela doença.

Regiões Pobres

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que "combater a pneumonia é essencial para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e criar a base das operações para acabar com todas as mortes infantis que podem ser evitadas até 2030".

A pneumonia afeta crianças e famílias em todas as partes, mas os especialistas dizem que a maioria das mortes ocorre em regiões pobres e rurais.

O custo anual do tratamento com antibióticos nos 66 países mais atingidos pela doença gira em torno dos US$ 109 milhões, o equivalente a quase R$ 400 milhões.

Segundo as autoridades, a pneumonia é um dos problemas de saúde mais fáceis de serem resolvidos. A doença pode ser evitada com vacinação anti-pneumocócica, contra o sarampo e a coqueluche, alimentação saudável e com cuidados de higiene.

O Plano Integrado de Ação Global de combate à pneumonia e à diarreia tem como objetivo acelerar o processo de controle da doença utilizando uma série de intervenções de saúde para proteger, evitar e tratar a pneumonia em crianças.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome