OIT diz que mundo está perto de acabar com escravidão moderna

0
32

10/11/2016

OIT diz que mundo está perto de acabar com escravidão moderna

Ouvir /

Protocolo internacional sobre trabalho forçado entrou em vigor nesta quarta-feira; agência da ONU afirma que documento representa um marco na luta para combater a prática, que vitimiza 21 milhões no mundo; crime gera US$ 150 bilhões por ano.

Foto: OIT/A. Khemka

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Internacional do Trabalho, OIT, afirmou que o protocolo internacional sobre trabalho forçado entrou em vigor nesta quarta-feira.

Segundo a agência da ONU, o documento é um marco na luta para acabar com a prática que vitimiza 21 milhões de pessoas em todo o mundo.

Lucro ilegal

O protocolo foi aprovado pela Conferência Internacional do Trabalho, em 2014.

O diretor-geral da OIT, Guy Ryder, disse que o documento exige que os países adotem medidas eficazes para prevenir e eliminar o trabalho forçado e para proteger as vítimas e fornecer acesso à justiça.

Nove países ratificaram o documento em seus congressos até agora. Entre eles estão Argentina, França, Níger, Noruega e Reino Unido.

A OIT afirmou que entre os 21 milhões de vítimas de trabalho forçado no mundo estão trabalhadores agrícolas, domésticos, migrantes e mulheres e crianças levadas para a prostituição.

A agência da ONU calcula que a prática gere um lucro ilegal de US$ 150 bilhões por ano.

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome