OIM: “mais de 110 mil migrantes chegaram à Grécia em novembro”

0
48

27/11/2015

OIM: "mais de 110 mil migrantes chegaram à Grécia em novembro"

Ouvir /

Agência parceira da ONU calcula que desde o início do ano até agora o número de migrantes e refugiados tentando chegar à Europa passou de 860 mil; quantidade de mortos passa de 3,5 mil mas resultado final pode ser bem maior.

A OIM afirma que em novembro, 105 mil pessoas deixaram a Grécia em direção à Macedônia. Foto: Acnur/Achilleas Zavallis

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Internacional para Migrações, OIM, afirmou que mais de 110 mil migrantes e refugiados chegaram à Grécia somente no mês de novembro.

Segundo a agência parceira da ONU, os dados foram coletados pela polícia grega e pelo escritório da organização no país.

Mediterrâneo

A OIM calcula que de janeiro até agora mais de 868 mil migrantes e refugiados chegaram à Itália, Grécia, Malta e Espanha pelo Mar Mediterrâneo.

A maioria dessas pessoas veio da Síria, Afeganistão, Iraque, Eritreia e Nigéria, entre outros.

O número de mortos já passa de 3,5 mil, mas agência afirma que os resultados finais, tanto em relação às chegadas quanto às de mortes podem ser bem mais altos pela falta de registros oficiais.

Macedônia

A OIM diz ainda que em novembro, 105 mil pessoas deixaram a Grécia em direção à Macedônia.

Sírios, afegãos e iraquianos estão atravessando a fronteira sem problemas, mas migrantes e refugiados de outras nacionalidades estão sendo impedidos de cruzar a fronteira e mandados de volta.

Segundo as autoridades, migrantes iranianos na região estão fazendo uma greve de fome como forma de protesto.

Nesta quinta-feira, migrantes principalmente da Argélia e do Marrocos protestaram contra as autoridades da Macedônia. Muitos conseguiram atravessar a fronteira ilegalmente mas foram pegos logo depois e retornaram à Grécia.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome